Brasileiro tenta completar ultramaratona aquática de mais de 20 horas na Alemanha

A partir dessa segunda-feira (21), Samir Barel encara Travessia do Lago Bodensee, de 64 quilômetros

Acostumado à encarar grandes desafios, Samir Barel inicia a partir desta segunda-feira (21), às 10h da manhã (horário de Brasília), uma ultramaratona aquática que mais parece coisa de maluco. O nadador vai tentar vencer a Travessia de 64 quilômetros do Lago Bodensee, que faz divisa com 3 países – Alemanha, Suíça e Austria. Apenas 3 pessoas no mundo conseguiram essa façanha, que demora aproximadamente 20 horas para ser concluída!

“Já nadei uma metragem maior, como os 88km da Hernandarias-Paraná, mas lá era um rio, tinha correnteza, que acaba te levando. Essa travessia é um lago, sem corrente nenhuma para ajudar e ainda tem a temperatura da água, que deve estar em torno de 21 à 22 graus. Quando fiz o Canal da Mancha, em 2015, teve trechos com água por volta de 13 graus. Mas para uma travessia de mais de 20 horas, o dobro do que fiz na Inglaterra, é um grande desgaste para o corpo. Mas me preparei muito para chegar até aqui, estudei bastante o local e estou motivado”, conta o atleta, que se completar o desafio será o primeiro atleta das Américas vencedor da prova, que começou a ser disputada em 2011.

O desafio tem início na cidade de Bodmann, na Alemanha, na margem norte do lago, e o nadador segue uma linha longitudinal até a cidade de Bregenz, na Áustria, no extremo sul do lago. Não é permitido o uso de neoprene, apenas sunga ou bermuda de nado com o cumprimento até o joelho para homens e maio ou macaquinho para mulheres. O nadador pode fazer uso de vaselina ou lanolina para proteger o corpo contra o atrito e controlar a temperatura corporal.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta, tais como a travessia Hernadarias-Paraná, que era conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas, que envolve as 3 maiores travessias de águas abertas do mundo (Volta à Ilha de Manhattan e a Travessia noturna do Canal da Catalina, ambas nos Estados Unidos, além da temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o Monte Everest das águas abertas).

Mais informações sobre o atleta em: www.samirbarel.com.br
Siga também no Instagram: @samirbarel
Curta a fan page oficial www.facebook.com/SamirBarel

FOTO: Nick Fenzl

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem