Atleta será o único brasileiro no desafio solo da Travessia de Molokai à Oahu (M2O), que tem 52 quilômetros, marcada para 30 de julho
Em um mês, no dia 30 de julho, o Havaí será palco de uma das mais desafiadoras e deslumbrantes competições de paddleboard do mundo: a Travessia de Molokai à Oahu (M2O). O esporte, ainda novo no Brasil, reúne o stand up paddle e a natação e é praticado em cima da prancha, em que os atletas usam somente os braços para remar. A 21ª edição da prova tem cerca de 52 km e entre o seleto grupo de participantes está o brasileiro Patrick Winkler, pioneiro da modalidade no país.
O atleta participará pela primeira vez da competição e será o único representante da categoria solo na modalidade. Patrick, que começou na natação e passou pelo stand up, faz treinamentos intensos para a prova e embarca para o Havaí no dia 15 de julho. “Meus treinamentos para a travessia estão a todo vapor e sempre ressalto que mesclo 50% de todo treinamento aeróbico com a natação, modalidade que é minha base e tem sido fundamental no complemento dos meus treinos”, conta o waterman, que é orientado pelos coaches Alessandro Matero (preparador físico) e Ademir Paulino (natação).
Ao chegar no Havaí, Patrick treinará com a veterana de canoa havaiana Jane Mckee, que também será sua companheira no barco durante a M2O. “Irei remar com ela, por pelo menos duas vezes, a última perna da travessia M2O, o que será um excelente preparo, sei que ela me ajudará muito nos treinos. O reconhecimento do local também é essencial”, completou o atleta de 39 anos.
Sobre Patrick Winkler
Patrick Winkler é fundador da Swim Channel, e um dos pioneiros do paddleboard no Brasil. Ele conheceu o esporte em 1999, na praia de Manly, em Sydney na Austrália. Depois disso, trouxe a prancha para o país, que acabou guardada por algum tempo. No ano de 2011 passou a praticar o Stand up paddle, no club Matero na Raia da USP, e posteriormente retomou a remada com o paddleboard, esporte que utiliza apenas as mãos para a remada.
O atleta, que já conquistou inúmeros títulos no paddle, tem como patrocinadores e apoiadores a ítaca Esportes, Suntech, Mormaii e Tomtom.
Foto: Carla Falleiros