Warning: Constant WP_CACHE already defined in /home/u455708501/domains/onboardsports.net/public_html/wp-config.php on line 10

Warning: Undefined array key "options" in /home/u455708501/domains/onboardsports.net/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 93
Na Argentina, Flávio Reitz tenta índice para Mundial de Atletismo Paralímpico - ON BOARD

Na Argentina, Flávio Reitz tenta índice para Mundial de Atletismo Paralímpico

O paranaense do salto em altura disputará o Campeonato Nacional de Atletismo de Mayores, em Resistência, Argentina

O paratleta Flávio Reitz, melhor brasileiro do salto em altura, disputa de 19 a 21 de maio, o IV Open Internacional Campeonato Nacional de Atletismo de Mayores, COPAR, na cidade de Resistência, capital da província de Chaco, na Argentina. O evento tem a chancela do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), portanto todas as marcas obtidas pelos atletas serão homologadas e, por consequência, servirão para o ranking mundial. Além de importante para a pontuação no ranking, a prova será classificatória para o Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres, na Inglaterra, em agosto.

Com a competição, Reitz continua sua campanha para os Jogos de Tóquio 2020. “É a primeira vez que irei participar do torneio e torna-se uma competição importante por dois motivos. O primeiro é pelo período em que ocorrerá, pois conseguirei fazer ajustes, se forem necessários, para a primeira fase nacional do Circuito Caixa e o segundo motivo é por ter um adversário ‘hermano’ da minha classe e que está em plena evolução, tornando o evento um ótimo desafio em nível de competição”, analisou o paratleta.

O paranaense ainda comentou sobre a expectativa e celebrou a fase. “O objetivo nesta competição é estabelecer uma nova marca pessoal, entre 1,80 m e 1,83 m. É uma ótima fase e certos de que estamos no melhor caminho”, completou Flávio Reitz.

Mais sobre Flávio Reitz

Em 2002, aos 15 anos, ele descobriu um tumor maligno no fêmur da perna esquerda, que teve que ser amputada (aos 16 anos) após a quimioterapia não eliminar o câncer. Em 2008, ele começou no esporte adaptado, mais precisamente no handebol em cadeira de rodas.

Através do handebol, em 2009 conheceu a cidade de Itajaí, onde a convite do Clube Roda Solta, iniciou treino nas provas de arremesso e lançamento, no atletismo, e em 2010 teve seu primeiro contato com o salto em altura.

Foi em 2010, quando Aline Rita de Barros, esposa de Flávio, o convenceu a começar na modalidade. Com os treinamentos certos, um ano e meio depois ele já estava na maior competição paradesportiva do mundo: os Jogos Paralímpicos de Londres 2012. O paranaense foi o quinto colocado na categoria T42, batendo o recorde brasileiro do salto em altura, na sua primeira disputa internacional (salto de 1,68m).

Flávio Reitz conquistou medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, com um salto de 1,74m, na classe T42/44/47, com paratletas amputados ou com má formação em algum membro. Em Toronto, sua classe foi unificada com outras duas para diferentes tipos de amputação. Com o salto de 1,74m, ele quebrou o recorde parapan-americano da classe T42, e ficou com a prata.

No inicio de 2015, assumiu como presidente do Clube Roda Solta (entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades esportivas para pessoas com deficiência em Itajaí/SC e região), onde agora além de atleta, também pode auxiliar e influenciar outros atletas com potencial, para que continuem evoluindo e conquistando títulos.

O paratleta de 30 anos ficou, na sua segunda Paralimpíada (Rio2016) com o nono lugar. Competindo em casa, seu salto na final foi de 1,71m. Em sua ainda curta carreira, Flávio já venceu muitos torneios como a etapa Regional Rio/Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, além do Parajasc e etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa de Atletismo.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem