Promessa para Tóquio2020, Matheus Gonche, foi convocado nesta sexta-feira (12) pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos como um dos representantes do Brasil no Mundial Júnior de natação, que ocorre em agosto deste ano em Indianápolis (EUA). O atleta de 18 anos conquistou a vaga após terminar na quinta colocação geral na prova dos 200 m borboleta no Troféu Maria de Natação, realizado entre os dias 02 e 06 de maio, no Rio de Janeiro. Na prova, sua especialidade, o nadador cravou 1min59s62 e somou 810 pontos de índice técnico, sendo o sexto mais bem colocado para a convocação (foram convocados dezesseis atletas). No Maria Lenk, ele ainda nadou a bateria extra da prova dos 100 m borboleta, com a marca de 54s24, seu melhor tempo da vida.
“É muito gratificante ver o tempo sair, nesse ano mudei meu ritmo de vida, passei a me dedicar ainda mais à natação, mudei de clube e de treinamento, agora estou colhendo os frutos de tudo isso. Ir para meu primeiro Mundial com certeza é um sonho realizado”, disse o atleta natural de Resende (RJ).
O ano para Gonche está sendo repleto de novas experiências, em abril participou de seu primeiro Campeonato Sul-Americano juvenil e saiu de lá com cinco medalhas de ouro (três vitórias individuais e duas no revezamento). Heptacampeão nos 200 m borboleta em sua categoria, o nadador representa o SESI-SP e é treinado por Renato Balan.
Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação e já é uma promessa para os próximos Jogos Olímpicos. Ele é patrocinado pela POUPEX e OnboardSports, e é contemplado pela Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.Mais informações no site www.matheusgonche.com.br
Foto: Amanda Demétrio/Divulgação Sesi-SP