Caros leitores do LANCE!, abro minha coluna no Espaço dos Campeões com uma pergunta: Quem é a natação brasileira? A resposta é simples! São os nadadores, treinadores e profissionais que colaboram para colocar a modalidade sempre no auge. A natação brasileira não é a das últimas notícias das páginas policias e não esportiva. Nesse espaço democrático não quero opinar sobre o que deve ser ou não feito. É a Polícia Federal que está no comando do caso e tem mecanismos e credibilidade suficientes para julgar e punir! Mas é fato que a mentalidade do Brasileiro tenha mudado nos últimos anos. Hoje em dia, quando há um senso comum de injustiça, as pessoas estão se manifestando e mostrando suas posições, coisa que não se via antes.
A situação, no entanto, fez com que os atletas se unissem de uma maneira positiva. No mesmo dia que os meios de comunicação alardearam a prisão da cúpula da entidade máxima dos desportos aquáticos, incluindo seu presidente que estava mais de três décadas no poder, os nadadores brasileiras se mexeram. Criamos um grupo de Whatsapp para discutir o que será da natação e juntos com os últimos medalhistas olímpicos redigimos um documento direcionado ao Presidente da República e a todos os responsáveis pelo esporte brasileiro de alto-rendimento.
Infelizmente faltam atletas no poder. O Rio de Janeiro tem a felicidade de ter o ex-nadador Luís Lima na frente da secretaria de esporte do estado, mas ainda é pouco. Precisávamos de mais ex-atletas a frente das federações estaduais, das confederações, congresso e no Ministério. Chegou a hora de ter pessoas ligadas ao esporte em todos os segmentos do esporte. Somente quem já viveu a natação sabe o que precisa melhorar, os problemas que temos e onde podemos chegar.
No último sábado foi o dia da natação e, para mostrar o nosso comprometimento, convidamos todos a gravar uma simples frase ”Somos a Natação Brasileira”. me surpreendi com a quantidade de vídeos. Ídolos do presente como Cesar Cielo e Thiago Pereira; a geração de Gustavo Borges e Fernando Scherer e os novatos prontamente enviaram a frase gravada pelo celular. Foi especial e importante para mostrar que estamos aqui.
Muitos projetos de fomento e melhoria da natação ocorrem sem a participação dos cartolas. Tem as clínicas de natação, como o Thiago Pereira Swim Camp, a formação de futuros campeões com os Novos Cielos, o Nadando com Gustavo Borges em Itú, a Dream Big Club levando jovens para treinar e estudar nos EUA, e outras iniciativa bacanas, que peço desculpa, daria uma coluna inteira ou até mais. Tem muita coisa boa rolando. Por isso que reforço NÓS SOMOS A NATAÇÃO BRASILEIRA
Henrique Barbosa é ex-nadador, medalhista pan-americano e gestor de esportes