Os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões contam no Colégio da Polícia Militar do Paraná com estrutura de nível profissional para a prática da modalidade, uma das mais complexas e caras do calendário olímpico. Misturando em uma prova só natação, ciclismo e corrida, o triathlon é referência em Curitiba (PR), um dos celeiros do esporte em âmbito nacional. No colégio, além de estudar, os 35 alunos contam com materiais especiais, como simuladores de ciclismo, piscina aquecida, sala de musculação, professores especializados e até uma pista para a garotada pedalar, itens que estão bem acima do que os profissionais da modalidade têm à disposição no dia-a-dia. E os primeiros resultados já apareceram.
”O apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná é fundamental para a evolução dos triatletas que fazem parte desse projeto, que hoje é referência no Brasil. Viajando por todo o país, eu mostro a Escolinha de Triathlon Formando Campeões como um case de sucesso na modalidade. Fizemos história e já estamos revelando talentos, como a Gabrielle Lemes e as irmãs Alice e Maria Fernanda Tinelli. Porém, todos os 35 alunos escolhidos apresentaram evolução significativa no esporte”, disse Juraci Moreira Jr., padrinho do projeto. ”Eu gostaria de ter essa estrutura na minha base. Certamente faria muita diferença.”
Os garotos e garotas conseguiram resultados expressivos na edição 2016 do Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil, que reuniu mais de 100 crianças e jovens da modalidade em Caiobá (PR), no mês de novembro. O projeto com sede em Curitiba somou duas medalhas de ouro, três de prata e um bronze.
O destaque foi a dobradinha de Gabrielle Lemes e Alice Forti na categoria de 14 anos. As alunas fecharam a prova com os tempos de 57min07 e 57min32, respectivamente. As duas estiveram no último domingo (19) disputando o Sul-americano da modalidade, fechando entre as 10 do continente
Adam Precybilovicz tem apenas 11 anos e já desponta com perfil de triatleta. Mais alto e um dos mais magros da sua categoria, o garoto paranaense dominou de ponta à ponta a prova em Caiobá do Brasileiro 2016, mesmo com uma queda na bicicleta que rendeu alguns arranhões mais ‘vermelhos’. Adam se recuperou e fechou o percurso em 19min16.
No feminino de 12 anos, Marina Myamoto ficou com a medalha de prata com o tempo de 35s20. Os outros pódios vieram na categoria masculina até 12 anos com a prata de Henrique Padilha e o bronze de Cauã Diniz.
A Escolinha
Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 35 alunos da rede pública de ensino, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor, Grupo Astra e Santana Financeira.