Olá Leitores do Lance! Hoje venho falar pra vocês sobre o cenário do triathlon brasileiro. Nesse começo de ciclo olímpico, vejo que muitos atletas já estão focados nos Jogos de Tóquio2020. Vários estão procurando pontuar em provas internacionais e com isso subir o máximo possível no ranking mundial. Desta forma, quando o ranking olímpico estiver valendo, daqui há uns dois anos, alguns já estarão em posições estratégicas e com uma vantagem para potenciais concorrentes. Ou seja, o nível está cada vez mais forte em termos de competitividade. Isso é muito bom, pois acaba fazendo com que a gente saia da nossa zona de conforto e siga em uma busca constante para superar recordes e marcas.
Mas não é só essa disputa que tem deixado o triathlon nacional mais emocionante. O Brasil ganhou circuitos novos na distância olímpica e sprint, que também é uma grande porta de acesso para aqueles que praticam o triathlon regularmente e procuram ter sua primeira experiência em competições. Isso, claro, sem falar nas provas de longa distância, que também cresceram muito nos últimos anos e estão recheando o calendário.
O aumento na concorrência entre os organizadores de evento tem sido bom em diversos aspectos. Os triatletas querem melhorar sua saúde e divertir-se em eventos bem organizados, portanto a qualidade dos eventos melhora para todos, do amador ao profissional. Com um maior número de provas há também mais equipes e grupos de corrida e ciclismo para amadores, fazendo com que a quantidade de praticantes de triathlon continue crescendo e nos 4 cantos do país. Indiretamente isso também proporciona um maior investimento de empresas e marcas esportivas, o que reafirma o aumento constante no interesse da população e do mercado pela modalidade.
Acredito que temos que aproveitar essa boa fase, valorizando os novos talentos e circuitos que estão surgindo, e trabalhando firme para colocar o Brasil entre as principais potencias do triathlon mundial. Agradeço o espaço e convido A todos a praticar o triatlo.
Eduardo Lass é triatleta profissional e o melhor paranaense no ranking nacional