Paraná leva para Vila Velha maior delegação da Copa Brasil de Sprint Triathlon

Com gestão revigorada, FPTri garante 44 atletas na disputa de uma das provas mais tradicionais do calendário

A grande final da Copa Brasil de Sprint Triathlon 2016 se tornou um marco para a história da Federação Paranaense de Triathlon (FPTri). A entidade chega em Vila Velha (ES) com a maior delegação do torneio, composta por 44 atletas, com representantes em todas as categorias de idade, além de atletas de alto nível na Elite, Sub23 e Júnior.

Segundo o presidente da entidade, Luiz Iran Guimarães, a participação expressiva dos triatletas locais nos principais eventos do calendário nacional é fruto de um trabalho árduo de resgate da Federação, iniciado há pouco mais de três anos, visando incentivar o desenvolvimento da modalidade em todas as suas vertentes. “Com uma atuação forte da nova diretoria, realizamos uma parceria bem sucedida com as empresas organizadoras de eventos, proporcionando descontos para atletas filiados à FPTri. Isso aumentou o número de participantes nas provas e consequentemente vem melhorando gradativamente o nível técnico dos atletas do Estado. Também fizemos um trabalho intenso com as assessorias esportivas, o que vem contribuindo para o crescimento no número de praticantes da modalidade.”

Outro aspecto que mostra a eficiência da gestão da entidade é a consolidação de projetos via Lei de Incentivo ao Esporte, uma conquista possível principalmente pelo incentivo de Juraci Moreira, um dos triatletas brasileiros mais bem sucedidos na modalidade. O hexacampeão brasileiro, que também é vice-presidente da Federação, buscou nos últimos dois anos uma formação mais sólida da área de gestão esportiva e com o aprendizado em um curso de capacitação promovido pelo COB pode estruturar de maneira adequada os projetos, beneficiando toda comunidade de sua terra natal.

“A Escolinha de Triathlon – Formando Campeões está funcionando há um ano e meio e tornou-se referência na formação das categorias de base, enquanto a Seleção Paranaense de Triathlon não só se mostrou uma excelente ferramenta de detecção de talentos para o alto rendimento, como contribui para o desenvolvimento das futuras seleções nacionais. Os resultados em provas nacionais e internacionais mostram que o planejamento vem sendo bem executado e estamos no caminho certo”, ressalta Juraci, um dos líderes do movimento NOVA CBTRI, que busca viabilizar novo projeto de gestão participativa para a entidade máxima do triathlon nacional. As eleições estão previstas para 2017 e o medalhista pan-americano é um dos candidatos à presidência.

“Esperamos que a nossa experiência bem sucedida ajude outras Federações a buscarem alternativas, estamos totalmente abertos a troca de experiências, e com isso seja possível atingir o objetivo maior de disseminar e fomentar o triathlon em todo país”, finaliza Juraci

Mais informações no site: www.fptri.com.br

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem