Mais de 200 crianças e adolescentes de Itu tiveram a chance de “competir” com o medalhista olímpico Gustavo Borges neste sábado (25). O Festival de Natação lotou as arquibancadas do Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Novelli Júnior, com familiares e amigos que puderam ver a evolução de alguns dos mais novos talentos locais da natação. O evento celebrou o sucesso do projeto social Nadando com Gustavo Borges em seu terceiro ano no interior paulista, com ampliação do número de alunos atendidos e a expectativa de se espalhar para o resto do Brasil.
Gustavo Borges deu início ao Festival de Natação fazendo uma demonstração dos quatro tipos de nado – crawl, costas, borboleta e peito. Na sequência, os alunos do projeto caíram na água para nadar com o ídolo, divididos em grupos de acordo com o seu nível técnico. Durante todo o evento, tiveram a supervisão dos professores da equipe ituana. Ao final, todos puderam tirar fotos e pegar autógrafos com Gustavo.
“Agradeço aos profissionais que fazem parte do projeto, por todo o trabalho e dedicação. Sabemos o quanto o educador é importante na transferência do conhecimento para esses garotos”, destacou Gustavo Borges. “A parceria com a prefeitura de Itu, desde o início, também é fundamental. Sem a sua estrutura e tudo o que a prefeitura nos fornece, não existiria o projeto Nadando com Gustavo Borges.”
O prefeito Antonio Luiz Gomes, o Tuíze, também prestigiou o festival e apontou a importância de ter Gustavo Borges na cidade. “A gente vê a felicidade dessas crianças em ver de perto um ídolo como o Gustavo e poder nadar com ele. Isso é um incentivo muito forte.” Além do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito Alcides Beluci Neto e o secretário de esportes, Carlos Bertagnolli.
De acordo com Juraci Moreira, gestor do projeto, a presença de Gustavo borges junto aos alunos é um dos grandes objetivos do projeto. “As crianças não viram o Gustavo nadar nas Olimpíadas, mas os pais delas viram e acabam comentando em casa. Então elas olham pro Gustavo, esse cara gigante nadando aqui, sabendo que é um medalhista olímpico, é um prazer enorme. Trazer o Gustavo para participar do festival é uma forma de incentivar, mostrar às crianças que elas podem, sim, conhecer um atleta olímpico, passar um dia ao lado dele”, aponta Juraci. “O Festival de Natação foi um sucesso, e a gente espera agora colocar esse projeto em mais cidades, em mais lugares no Brasil.”
Projeto com valores olímpicos
O projeto Nadando com Gustavo Borges tem como foco principal formar cidadãos com ênfase na educação, já que é exigido bom desempenho escolar para participar das aulas. A garotada recebe uniformes (camiseta, boné, óculos de natação, sunga ou maiô e mochila), materiais esportivos como palmar, boias, pranchas, relógio de borda grande e cronômetros e lanche após os treinos. Com as aulas, crianças e adolescentes têm acesso ao esporte e podem aperfeiçoar suas habilidades. O projeto transmite valores próprios do esporte, como excelência, coragem e igualdade.
“Esses são também valores olímpicos, que a gente carrega para toda a vida. Este ano teremos os Jogos Olímpicos aqui no Brasil, uma experiência única. E a tocha olímpica passará por Itu no dia 21 de julho. Será uma oportunidade de tocar a Olimpíada e viver ainda mais de perto esses valores, que trabalhamos nas aulas do projeto”, lembra Gustavo.
Evolução
Nadadora master e professora de natação há 23 anos, Simone Moretto Assugeni vê a evolução do esporte em Itu, com a ajuda do projeto Nadando com Gustavo Borges. “A frequência e a adesão às aulas melhorou muito. O maior ponto positivo do projeto é motivacional. A figura do Gustavo Borges é muito forte. Essa geração que temos aqui é muito nova, mas falamos dele, das suas conquistas nas Olimpíadas, e as crianças o vêem como exemplo”, aponta. “E para nós, professores, o uso da Metodologia Gustavo Borges só vem somar ao que passamos aos alunos.”
Nadando com Gustavo Borges
O projeto social Nadando com Gustavo Borges foi criado em 2014, com aulas para 220 alunos da rede pública de Itu. A cidade foi escolhida por já ter uma infraestrutra adequada, com um complexo aquático anexado ao Estádio Noveli Júnior e professores de natação contratados pela prefeitura.
A iniciativa é do Instituto Gustavo Borges, viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com a execução da Prefeitura da Estância Turística de Itu (SP). O projeto tem o patrocínio de Takeda, ABL, Tenneco, Cereser e Castelo.
Graças aos resultados já alcançados, o projeto ampliou neste ano o número de alunos atendidos. Cerca de 320 crianças e adolescentes matriculados na rede pública, entre 6 e 17 anos, já recebem aulas de natação. A intenção, agora, é levar o projeto para outras cidades do Brasil a partir do próximo ano.
Sobre Gustavo Borges e a Metodologia
Idealizador da metodologia que leva seu próprio nome, Gustavo caiu na água pela primeira vez aos cinco anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Hoje, o campeão das piscinas reforça que o método é diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiência.
Gustavo Borges é assessorado por uma equipe multidisciplinar que desenvolve o método de maneira profissional. Praticamente durante o ano inteiro, os especialistas credenciados apresentam pelo Brasil as ferramentas práticas e a estrutura organizada de trabalho propostas pelo método para facilitar a relação entre gestor, coordenador, professor e aluno.
Além do sistema em escolas credenciadas, o medalhista olímpico é sócio em cinco academias: uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR). Gustavo conquistou quatro medalhas (duas pratas e dois bronzes) em três Olimpíadas: Barcelona-92, Atlanta-96 e Sidney-2000. Com 19 pódios, é o segundo maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos.
Saiba mais sobre o projeto em: http://www.academiagb.com.br/portal/gustavoborges/projetos/nadando-com-gustavo-borges/