Triatletas do Paraná fazem bonito no Ironman Florianópolis e Challenge da Espanha

O domingo (29) foi desafiador para os jovens da Seleção Paranaense de Triathlon. Eduardo Lass, Fellipe Santos e Luis Ohde disputaram nada mais nada menos que o Ironman Florianópolis e o Challenge Triathlon, em Salou, na Espanha, duas grandes provas de longa distância da temporada 2016. E mais uma vez, o time foi bem sucedido. Eduardo foi vice-campeão na Costa Dourada, na Catalunha, enquanto Luis e Fellipe, foram dois dos cinco melhores brasileiros na maior prova de resistência da América Latina.

Na capital catarinense, nem o frio nem a chuva desanimaram os mais de 2.000 atletas de 36 países que tinham pela frente um percurso duríssimo, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. O canadense Brent MacMahon e a norte-americana Liz Lyles, grandes nomes do circuito mundial, aproveitaram o trajeto rápido na corrida para quebrar o recorde da prova, registrando 7h46min10s na elite masculina e 8h54h10s na elite feminina. Luis Ohde, que em 2015 havia sido o melhor amador da prova, comemorou bastante a estreia como profissional, apresentando bastante consistência durante todo o percurso e cruzando a linha de chegada na 10ª colocação, terceiro melhor brasileiro na competição (8h27min).

“Posso dizer que comecei com o pé direito na elite. Décimo entre os 48 profissionais, terceiro melhor brasileiro na prova e quarto melhor sul-americano na distância. Agradeço à todos pela torcida e principalmente meus apoiadores que me ajudaram a ter condições de chegar tão bem para essa prova”, afirmou o triatleta de 22 anos.

Já Fellipe chegou ao limite. Depois de uma boa parcial na natação e no início do ciclismo, o cansaço pesou no km 135 de pedal. O paranaense ainda conseguiu fazer uma boa corrida no início da maratona, mas novamente sentiu o desgaste de uma das provas mais difíceis do triathlon mundial e acabou cruzando em 13º lugar geral, quinto melhor brasileiro na prova (8h37. “Nadei bem a primeira parte da prova, mas acabei perdendo contato com os líderes no fim da natação. Fiz um ciclismo forte para compensar e consegui recuperar algumas posições, porém chegou uma hora que as pernas não respondiam mais. Na corrida, fiz um bom pace até o km 19, mas depois quebrei o ritmo. Acredito que poderia ter feito um resultado melhor, mas fiquei feliz por ter finalizado mais um Ironman, o primeiro na elite.”

Prata no Challenge Salou Costa Daurada

Ainda no domingo (29), outro integrante da Seleção Paranaense de Triathlon encarou uma tradicional prova longa distância. Eduardo Lass foi vice-campeão do Challenge Salou Costa Daurada, na Espanha. A prova contou com um percurso equivalente a metade de um Ironman (1.900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida) e o jovem de 24 anos mostrou muita personalidade e preparo para alcançar o segundo lugar no pódio, ficando atrás apenas do catalão Iñaki Baldellou. “Muito feliz com o resultado, mas, principalmente, por ter conseguido colocar em prática tudo o que havia treinado para essa disputa”, destacou o atleta.

A Seleção

O objetivo da Seleção Paranaense de Triathlon é lapidar e desenvolver os jovens talentos do estado. O projeto da FPTRI – Federação Paranaense de Triathlon foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Os patrocínios são da COPEL, SANEPAR e ELEJOR.

Sobre a COPEL

A Companhia Paranaense de Energia atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado. Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

Sobre a SANEPAR

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar é uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do País, pronta para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços. A companhia atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de Porto União em Santa Catarina. A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa é referência no setor, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental.

Sobre a ELEJOR

As Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A. é uma sociedade de propósito específico criada para explorar o Complexo Energético Fundão Santa Clara, o qual opera com rígidos compromissos ambientais, promove grandes benefícios ecológicos, além de integrar diversos municípios e gerar renda. A ELEJOR vem se destacando no mercado de energia por suas ações sustentáveis e com isso conquistando o reconhecimento do setor e dos órgãos regulatórios.

Mais informações sobre a Seleção Paranaense de Triathlon no site: www.fptri.com.br

FOTO: Rafael Dalalana

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem