A Escolinha de Triathlon do Paraná marcou presença neste sábado (19/09) nos Jogos Estudantis da Primavera e os novos talentos mostraram que mergulharam de cabeça no projeto, aprimorando suas habilidades, especialmente na água. A equipe surpreendeu e conquistou 22 medalhas nas provas de natação, sendo 10 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze. O grande destaque ficou com os atletas da categoria de 12 à 14 anos que garantiram cinco medalhas de ouro nos revezamentos nesta idade. A equipe dominou o 4x50m livre e 4x50m medley, masculino e feminino, e 4x50m livre misto.
Individualmente, os atletas também tiveram uma ótima performance. Nos 50m livre, Pedro Henrique Boff ficou com a medalha de ouro, enquanto Matheus Domingues Franco ficou com o bronze e Vinicius Henequim Correia terminou na 6ª colocação. Na mesma prova, mas feminina, Renata Trinkel Montanarin terminou em 3º lugar e Gabrielle Estafany Lemes foi a quarta. Já no nado costas, Pedro Boff ficou com 2º lugar, enquanto Emanuel Vielgosz de Abreu e Amanda Antunes Peller ficaram na 6ª colocação. Nos 50m peito, o destaque foi Renata Trinkel Montanarim que sagrou-se campeã, com Gabrielle Estafany Lemes na 5ª posição, e ainda Pedro Lucas Malacrida, Mikael Lovrin e Pedro Henrique Gomes alcançando o 6º, 7º e 8º melhores tempos na prova masculina. Nos 50m borbo, Matheus Domingues Franco e Vinicius Henequim Correa dividiram o pódio, conquistando a 1ª e 3ª colocações, respectivamente, e ainda viram o colega Gustavo Reinart fechar a prova em 8º lugar.
“Foi uma grande surpresa para nós também. A evolução deles está sendo muito rápida e certamente eles ainda tem muito para desenvolver. Os bons resultados mostram que o projeto está bem encaminhado e a nova geração tem muito potencial para crescer”, avalia Juraci Moreira, padrinho do projeto.
Já na categoria 15 à 17 anos, Paola Giovanna Cordeiro e Maria Fernanda Forti Tinelli brilharam e ficaram com 4 medalhas cada. Nos 50m livre e 50m costas, a dupla conquistou o topo do pódio com Paola em primeiro e Maria Fernanda em segundo. As duas atletas também dividiram o pódio nos 50m peito e 100m livre, mas na segunda e terceira colocação, respectivamente. Entre os meninos, Christian William Fernandes faturou a prata nos 50m livre e o bronze nos 50m costas, prova que teve ainda Bruno Cesar Petroski Moraes em sétimo lugar. Christian ainda terminou na 4ª posição nos 50m peito.
A Escolinha de Triathlon do Paraná foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener – comercialização de energia, Grupo Astra e Sorocred.