O Parque Pignatari, localizado em Santo André, receberá uma moderna pista de skate. Os fãs da modalidade terão, pela primeira vez, um local milimetricamente planejado e adequado para receber os skatistas da modalidade street. O lançamento será no dia 8 de abril, aniversário da cidade, com a presença de nomes que fazem a história do skate, como Sandro Dias.
O skate consegue de forma inédita ter participação efetiva na construção de pistas junto ao poder público indicando quais são os projetos e formatos de pistas que realmente atendam à modalidade. Um grupo grupo de skatistas com qualificação nas áreas de construção civil e outros setores relacionados ao esporte se uniu para reivindicar que obras feitas pela poder público atendam as especificações técnicas necessárias para o resultado positivo do projeto de pistas de skate.
“É um grande passo para Santo André. Desde que eu me conheço por skatista eu nunca tive uma pista como essa, e por causa disso eu tive que procurar outros locais para andar de skate. Com uma estrutura dessa é possível “enraizar” mais as pessoas em sua cidade”, diz Sandro Dias, uma das maiores lendas do skate no mundo.
A prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, compreendeu que este diálogo e aproximação com profissionais da área seja o caminho correto para seguir uma vez que hoje no Brasil existem muitos projetos que foram feitos de forma errada e que acabaram nunca sendo usados pelos skatistas, um desperdício de dinheiro público.
“Além de ser uma demanda na nossa cidade, ter uma pista de skate nos padrões que teremos, no Parque Pignatari, será uma referência não só para Santo André como para a toda região do Grande ABC. Temos que incentivar sempre as práticas esportivas e, neste caso, os skatistas merecem um espaço de qualidade”, afirma o secretário Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, que possibilitou junto à prefeitura a construção da pista no Parque Pignatari.
O skate é a modalidade que mais cresce no mundo. No Brasil, é o segundo esporte mais praticado e movimenta R$ 1 bilhão por ano. São seis milhões de praticantes igualmente divididos em todas as classes sociais. O ABC, por sua vez, é um dos berços da modalidade.
O Projeto Concretize
O Projeto Concretize tem a proposta de indicar o caminho correto para a construção e gestão de uma pista de skate, mostrando que é necessário mais do que boa vontade, seja do poder público ou dos próprios skatistas. É necessário conhecimento e capacitação técnica/profissional.
O trabalho está dividido em três fases: consultoria técnica e execução especializada na construção de pistas de skate; promoção, tornar aquela pista conhecida para que possa virar referência para outros projetos, programa de gestão que capacita os frequentadores locais, que naturalmente já zelam por aquele local. Este é um projeto foi desenvolvido ao longo de 15 anos de vivência dentro do universo do skate.
Serviço
Lançamento oficial da nova pista de skate de Santo André
Local: Parque Pignatari – Av. Utinga, 136
Data: 8 de abril