ONBOARDSPORTS de Doha, Qatar – Após vitória de 30 a 22 sobre o Chile, o Brasil conseguiu a classificação para as oitavas de final do 24º Campeonato Mundial de Handebol. Com a quarta colocação do Grupo A, após duas vitórias e três derrotas, a seleção brasileira enfrentará a Croácia, primeira colocada no Grupo B.
O adversário do Brasil na próxima fase é uma potência do handebol. Bicampeã olímpica (Atlanta-1996 e Atenas-2004), a seleção croata terminou o último mundial da Espanha de 2013 na terceira colocação e foi bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Foto:Qatar2015
O jogo
Aproveitando o início apático do time brasileiro, que errava demais e não se encontrava na partida, o Chile abriu 5 a 2 em 10 minutos de jogo. Mesmo com várias alterações e trocas táticas, o Brasil não conseguia repetir as boas atuações nas primeiras rodadas e terminou o primeiro tempo perdendo para o lanterna do Grupo A por um gol de vantagem.
Após o intervalo, o Brasil colocou os nervos no lugar e com menos erros conseguiu passar a frente no placar. Melhor preparado fisicamente e motivado por 12 defesas do goleiro Cesar Almeida “Bombom”, os comandados de Jordi Ribera apenas administraram a vantagem nos momentos finais. O armador Zeba fez sua melhor partida na competição e com sete gols foi o artilheiro do jogo.
“Iniciamos de forma desatenta, porém, foi o jogo coletivo que nos deu a vitória no segundo tempo. Agora temos que descansar para pegar a Croácia no domingo. Não podemos errar como erramos hoje. Sabemos que é uma pedreira e será difícil, mas agora no ‘mata-mata’ não temos nada a perder.” – comentou Felipe Borges, ponta da seleção brasileira sobre o início irregular da equipe.
Ficha Técnica
Brasil 30-22 Chile
Parciais: 12-13, 14-9
Local: Lusail Multipurpose Hall, Lusail, Qatar
Público: 800
Brasil 30 – Zeba (7), João (5), Borges (5), Lucas (3), Valadão (3), Chiuffa (2), Japa (1), Vini (1), Arthur (1), Thiagus (1), Diogo (1), Zé Guilherme (0), Henrique (0). Goleiros – Bombom e Rick.
Treinador: Jordi Ribera
Chile 22 – Oneto (3), Rodrigo Salinas (3), Araya (3), Esteban Salinas (3), Diaz (3), Caniu (2), Frelijj (2), Reyes (1), Jofre (1), Ceballos (1) Callejas (0), Del Rio (0), Salazar (0). Goleiros – Barrientos e Felipe
Treinador: Fernando Capurro
Arbitragem: S.Krichen e S. Makhlouf (Tunísia)
Resultados do Brasil na Primeira Fase
15 de Janeiro – Brasil 23-28 Qatar
17 de Janeiro – Brasil 27-29 Espanha
19 de Janeiro – Brasil 34-29 Bielorrússia
21 de Janeiro – Brasil 32- 35 Eslovênia
23 de Janeiro – Brasil 30-22 Chile
* Horário de Brasília
O Mundial de Handebol do Qatar conta com a cobertura da OnboardSports e é transmitido ao vivo para o Brasil pelos canais SporTV e Espn Brasil.