A rotina do nadador Samir Barel está a todo vapor. Menos de uma semana depois de retornar do Canadá, onde faturou a medalha de bronze no Mundial de Masters e conquistou o 10º lugar na quarta etapa do Grand Prix de Maratona Aquática da FINA, o atleta de 31 anos já partiu para a Europa para dois grandes desafios. Além de participar dos GPs da Macedônia, no sábado (23), e da Itália, dia 7 de setembro, com os principais nadadores da modalidade, o nadador brasileiro fará sua estreia em provas no continente.
“Será uma estreia e tanto. Na Macedônia nadarei em um lago e Itália a prova será no mar. No lago Ohrid, o que pode dificultar são os ventos e ondas formadas, mas deve ser uma etapa bastante tranquila em termos de temperatura e condições climáticas. Já em Capri, o Mar Tirreno é bastante agitado, não será uma prova fácil para ninguém. Em compensação é uma das maratonas mais charmosas e bonitas do mundo”, destaca o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Samir Barel ainda terá como adversário o desgaste físico, uma vez que disputou duas provas fortes nas últimas três semanas e teve apenas cinco dias para treinar no Brasil antes de partir para aclimatação em território europeu. “A dor está presente a todo momento, mas isto é um verdadeiro estimulo. Foi essa a rotina que escolhi para mim. Conhecer pessoas diferentes, aprender todos os dias e ainda conhecer o mundo fazendo o que mais amo: nadar”, explica o nadador.
“As provas no Canadá também serviram como treino, então espero chegar lá preparado para colocar o Brasil novamente no Top 10 da maratona aquática”, finaliza.
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as cinco etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.