Professora de triathlon ajuda a desenvolver talento do esporte em Caucaia

Confiança é a chave do trabalho na Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, que transformou a vida de triatleta mirim

A relação entre professor e aluno vai além da aprendizagem. Ela pode inspirar, dar confiança, transformar.

E foi pelas mãos da professora Leidy Serafim, da Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, que a jovem Ana Sophia Coelho viu sua vida mudar. Antes sedentária e muito tímida, ela se descobriu triatleta.

Ana Sophia já havia tentado o judô, sem sucesso, quando surgiu o convite de Leidy Serafim para conhecer o triathlon.

Sem saber nadar nem pedalar, precisou enfrentar desafios comuns a muitas crianças: o medo da água, medo de cair da bicicleta. A confiança da professora foi fundamental para ultrapassar essa barreira.

“Mesmo supervisionada por nós, professoras, ela demonstrava muito medo da água. Aos poucos, fomos fazendo com que ela ganhasse confiança em si mesma. Hoje ela já desenvolve bem o nado”.

”No ciclismo também está muito habilidosa. E é a melhor entre as meninas de todas as turmas na corrida. Tem um ritmo muito bom e ótima postura de corredora”, conta a professora Leidy Serafim, orgulhosa.

“Fico muito feliz como sua professora, porque a conheci sedentária, e tive a honra de apresentar o esporte que mudou a vida dela. Sophia é uma garota totalmente diferente daquela que eu conheci há alguns anos, graças a esse projeto da Escolinha, que é transformador.”

Família de atletas

Ana Sophia vem de uma família de atletas. Seus quatro irmãos, todos já adultos, sempre foram praticantes ativos de esportes como capoeira, judô, futebol e corrida. E contam com o apoio incondicional do pai, pedreiro, e da mãe, a gerenciadora da família.

“Sempre incentivamos a Sophia a praticar algum esporte, mas ela não se identificava com nada. Com o triathlon, por incrível que pareça, ela se apaixonou. Mudou muito, e para melhor”, destaca a irmã Shirlei, de 33 anos, praticante de corrida.

“Era muito tímida, e hoje faz amizade fácil, conversa com desenvoltura, está mais disciplinada nos estudos, tem mais disposição até para brincar, está mais feliz. O esporte salva vidas. E a professora Leidy e a Isabele, a professora auxiliar, são muito dedicadas. Elas gostam muito do que fazem. É ótimo saber que as crianças estão nas mãos de tão excelentes profissionais.”

Força feminina na Escolinha de Triathlon

As mulheres vêm mostrando cada vez mais a sua força no triathlon. E, na Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões, elas têm espaço garantido.

O projeto promove a igualdade de gênero oferecendo quantidade iguais de vagas para meninas e meninos. A medida se estende também à equipe de professores, capitaneada por mulheres em Caucaia.

A preocupação da Escolinha em apoiar o empoderamento das meninas e mulheres está alinhada com os Objetivos de Desenvovimento Sustentável da ONU. Os chamados ODS são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como parte da Agenda 2030. Abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo a igualdade de gênero, colocado como o quinto objetivo.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Caucaia os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha Aeris de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️ Juliana Leite
📧 juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱 +55 11 99119-8185
🔛 www.onboardsports.net

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem