Paixão pelo esporte une gerações em Aquiraz

O exemplo e apoio da família pode ser crucial para a criança crescer gostando de esportes, com hábitos saudáveis.

Em Aquiraz, a avó nadadora é a grande inspiração da jovem Ana Clara Guimarães e Silva, que se descobriu atleta na Escolinha de Triathlon Formando Campeões e teve sua vida transformada.

Já são três gerações dividindo a paixão pela natação. Tudo começou com a avó Isabel, de 59 anos, e seguiu com os tios, Luciano Neto, de 35 anos, bicampeão cearense, e João Gabriel, de 15 anos, também com troféu na modalidade. Com tanto estímulo, Ana Clara, de 12 anos, cresceu apaixonada pela água.

“A natação está no nosso sangue. E a Ana Clara é muito perseverante. Quando surgiu o projeto de triathlon aqui em Aquiraz, decidi inscrevê-la como forma de incentivo, porque ela já vinha se destacando muito na escola”, conta a avó Isabel.

O talento de Ana Clara para o triathlon logo ficou evidente. No final de 2020, a triatleta mirim venceu o Campeonato Cearense de Duathlon Aquático na sua categoria. “Ela é super guerreira. Nada muito, corre bastante e pedala demais”, destaca o treinador Bruno Vieiras.

Lições do triathlon: independência e determinação

Não foram apenas as habilidades físicas de Ana Clara que se desenvolveram com o triathlon. O esporte também teve um papel importante no seu fortalecimento emocional, ajudando-a a lidar com a separação dos pais e a ausência da mãe, que se mudou para outro estado.

“Apesar da pouca idade, a Ana Clara já é uma dona de casa, muito organizada, independente. É uma idealizadora de futuros, diz a avó Isabel, orgulhosa. “O objetivo dela, hoje, é ser uma atleta de renome.

Igualdade de gêneros na Escolinha de Triathlon

A preocupação da Escolinha em apoiar o empoderamento das meninas e mulheres está alinhada com os Objetivos de Desenvovimento Sustentável da ONU. Os chamados ODS são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como parte da Agenda 2030. Abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo a igualdade de gênero, colocado como o quinto objetivo.

A Escolinha de Triathlon reserva número igual de vagas para meninos e meninas. A igualdade de gênero também transparece nos treinos. “Como trabalhamos de maneira muito lúdica com as crianças, passamos os exercícios da mesma forma tanto para as meninas como para os meninos. As atividades mudam de acordo com a faixa etária. A única diferença que eu vejo é que as meninas costumam prestar mais atenção e pegar a execução certa dos movimentos mais rápido”, avalia o treinador Bruno.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem