Os alunos da Escolinha de Triathlon conseguiram resultados expressivos na edição 2016 do Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil, que reuniu mais de 100 crianças e jovens da modalidade em Caiobá (PR), neste domingo (13). O projeto com sede em Curitiba somou duas medalhas de ouro, três de prata e um bronze.
O destaque foi a dobradinha de Gabrielle Lemes e Alice Forti na categoria de 14 anos. As alunas fecharam a prova com os tempos de 57min07 e 57min32, respectivamente. ”Treinei muito para chegar ao resultado, mesmo num ano com lesões. A prova foi bastante disputada! Deixei a natação em segundo e mantive a posição até a corrida, quando consegui disparar em primeiro. Sonho em fazer história no triathlon e defender o Brasil em olimpíadas, pans e mundiais”, revelou Gabrielle Lemes.
Medalha de prata, Alice Forti travou uma batalha com Giovanna Costa (Tocantins) pelo segundo lugar. ”Fico muito feliz por conquistar esse resultado. O trabalho na Escolinha de Triathlon está dando muito certo”.
Na mesma categoria, mas na prova masculina, Pedro Gomes fez uma boa prova, mas perdeu o bronze por apenas 11 segundos. ”Hoje não encaixou. Faz parte. Vou treinar mais e ser campeão mais pra frente”, contou. O percurso da categoria de 14 anos teve 600 metros de natação, 16 quilômetros de ciclismo e 4 quilômetros de corrida.
Segundo o padrinho e idealizador da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, Juraci Moreira Jr, o objetivo do projeto foi alcançado. ”Em menos de dois anos conseguimos pinçar alguns talentos em Curitiba, principalmente a Gabrielle Lemes, que tem tudo para ser uma atleta olímpica. Fico emocionado de ver que os meninos e meninas estão se dedicando e fazendo história”.
“Dever cumprido. Trabalhamos muito para conseguir esse resultado. O trabalho está ainda no começo. Muita coisa está por vir”, destacou o sargento Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.
Olho em Adam Precybilovicz
Adam Precybilovicz tem apenas 11 anos e já desponta com perfil de triatleta. Mais alto e um dos mais magros da sua categoria, o garoto paranaense dominou de ponta à ponta a prova em Caiobá, mesmo com uma queda na bicicleta que rendeu alguns arranhões mais ‘vermelhos’. Adam se recuperou e fechou o percurso em 19min16. ”Acabei não vendo uma pedra e caí. Me distraí. Mas valeu a pena todo o esforço”. Outros três meninos da sua idade fizeram a prova, que teve 200 metros de natação, 4 quilômetros de ciclismo e 1 quilômetro de corrida.
No feminino de 12 anos, Marina Myamoto ficou com a medalha de prata com o tempo de 35s20. Os outros pódios vieram na categoria masculina até 12 anos com a prata de Henrique Padilha e o bronze de Cauã Diniz.
”Caiobá é um dos locais especiais para o triathlon. Aqui surgiram muitos nomes para o cenário nacional. Trazer as crianças para esse espaço motiva a nova geração da modalidade”, contou Luiz Iran, presidente da Federação Paranaense de Triathlon.
A Escolinha
Desde maio de 2015, o Colégio da Polícia Militar do Paraná é a base do projeto, que recebe diariamente 35 alunos da rede pública de ensino, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor, Grupo Astra e Santana Financeira.