Curso de prevenção ao assédio no esporte é obrigatório na Escolinha de Triathlon Formando Campeões

0
Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões determinou que os profissionais ligados ao projeto paranaense façam o curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE) elaborado pelo Instituto Olímpico Brasileiro.

Toda a equipe técnica deverá apresentar o certificado de conclusão do curso.

O curso do IOB é mais uma ferramenta para coibir abusos no esporte. Lançado em março em formato de ensino a distância (EAD), o PEAAE atraiu, em menos de dois meses, cerca de 3.000 profissionais da área, entre eles mais de 750 atletas e ex-atletas.

“Tornei requisito obrigatório para todos os profissionais envolvidos no projeto a conclusão e certificação no curso porque acho de extrema importância este assunto. Espero que outros projetos e instituições participem também”, destaca Juraci Moreira, padrinho da Escolinha de Triathlon, com participação em três Olimpíadas como triatleta.

Para o coordenador do projeto Ricardo Júnior Cardoso, o curso do IOB traz segurança e cria um ambiente mais responsável e saudável para todos.

“Acredito que todas as pessoas envolvidas com o esporte, como gestores, coordenadores, técnicos, atletas e familiares deveriam fazer esse curso. Ele cria caminhos para que o assédio e o abuso não aconteçam no meio esportivo e até escolar”, diz Ricardo.

“Este é um curso que vem a somar para nossa Escolinha e já está incorporado na nossa capacitação para que estejamos orientados a cuidar de todos. Parabéns ao COB e responsáveis pela iniciativa.”

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon completou 5 anos de existência neste ano. Atualmente, atende 320 alunos da rede pública de ensino no total, sendo 80 alunos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, e outros 240 nos núcleos Boqueirão, CIC, Osvaldo Cruz, Boa Vista, Santa Felicidade e Cajuru, em espaços esportivos mantidos pela Prefeitura de Curitiba, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.