Aluna da Escolinha de Triathlon tem a mãe como parceira de treinos

Parceria de mãe e filha no projeto em Campinas, São Paulo, mostra como o esporte pode ser uma ferramenta de união e aprendizado mútuo

Um bom companheiro de treinos, mais do que motivar, ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios.

Especialmente para as crianças, que ainda estão na fase da descoberta.

E Natália Moteiro de Souza, aluna da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Campinas, São Paulo, tem uma parceira especial: a mãe, Fabiana, com quem divide as corridas e a paixão pelo esporte.

O esporte sempre foi parte fundamental da rotina na casa de Natália. Ela começou a fazer natação e ballet aos 2 anos, passou para a ginástica artística e o jazz aos cinco anos e depois mudou para a ginástica rítmica.

E já tinha como exemplo a mãe, Fabiana Helena Monteiro, de 44 anos, participante de uma assessoria esportiva de corrida. Foi por meio do seu professor de corrida que Fabiana soube do projeto da Escolinha de Triathlon e resolveu inscrever a filha, hoje com 12 anos.

“As aulas de triathlon dadas pelos professores Luiz Henrique Castilho e Jessica Barbosa de Lima são fenomenais”.

”Eles fizeram a Natália se apaixonar pelas três modalidades, a natação, o ciclismo e a corrida”, conta Fabiana. “Ela desenvolveu o físico, melhorou a autoestima e a energia diária.”

O triathlon aproximou ainda mais as duas, que dividem os treinos de corrida. Mãe e filha decidem juntas o tipo de treino e até o ritmo. Mas o mais importante, como destaca Fabiana, é o elo entre as duas por meio do esporte e a diversão.

“Fico muito orgulhosa em ver o interesse dela em aprender mais sobre os treinos e eu poder ajudar nas respostas”.

”Nós nos divertimos correndo juntas, eu porque não acompanho nos treinos fortes, ela porque ainda não controla o ritmo, e assim nos enchemos de amor”, diz a mãe.

“Devido à pandemia, a Natália ainda não experimentou o gostinho de disputar uma competição de triathlon, mas quando tudo voltar ao normal eu espero que ela siga em frente por vários anos, como atleta.”

Igualdade de gêneros na Escolinha de Triathlon

A preocupação da Escolinha em apoiar o empoderamento das meninas e mulheres está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Os chamados ODS são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como parte da Agenda 2030. Abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo a igualdade de gênero, colocado como o quinto objetivo.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem