Um ano de VelaShow: relembre o primeiro evento deste tipo no país

0
VelaShow2019. Foto: Daniel Mafra

Segunda edição será realizada entre os dias 5 e 7 de setembro no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

Entre os dias 19 e 21 de abril de 2019, o VelaShow,  primeira feira náutica dedicada à veleiros do país, foi realizada no Centreventos, em Itajaí (SC).

O evento reuniu regatas, palestras, workshops, exposição de barcos, produtos e serviços náuticos mudando o mercado da vela no país e fazendo a categoria se unir ainda mais.

Na sexta-feira (19) foi realizada a disputa de regatas para crianças na classe Optimist. O evento teve provas para as categorias dos barcos Shelback e Ibis Rubra, embarcações de madeira construídos na própria cidade.

Neste sábado, o VelaShow recepcionou o Velejaço, flotilha de veleiros com saída de Florianópolis e São Francisco do Sul, ambas em Santa Catarina.A primeira edição da Regata VelaShow foi disputada no sábado (20). A prova fez parte do calendário de atividades da inédita feira voltada para veleiros no Brasil e teve 31 barcos de oceano na disputa. Veleiros de 19 a 42 pés participaram da regata marcada pelo vento fraco.

O barco vencedor foi o Mandinga que teve o melhor desempenho e conquistou o título geral da primeira edição.

Relembre os vencedores por classe

Categoria 19 a 23 pés 
1º Mandinga – 1 ponto
2º Veneza – 20 pontos
3º Kussy -25 pontos

Categoria 24 a 30 pés 
1º Tarooa – 13 pontos
2º Spray – 14 pontos
3º Tron -15 pontos

Categoria 21 a 36 pés 
1º Alebrijo – 3 pontos
2º Blade Runner – 5 pontos
3º Batuta -6 pontos

Categoria acima de 37 pés 
1º Nest – 2 pontos
2º Beleza Pura –4 pontos
3º Habeas Corpus- 8 pontos

Geral 
1º Mandinga – 1h38min
2º Nest -1h53min
3º Alebrijo – 1h57min21

Exposições 

Mais de 40 expositores estavam presentes, incluindo fabricante de velas de regata, estaleiros e empresas do segmento de turismo.

A inédita feira alavancou não só o setor náutico, mas a economia de Itajaí. Só a Marina Itajaí, que fica ao lado do Centreventos, teve sua capacidade de ocupação máxima, ou seja, as 200 vagas molhadas ocupadas por veleiros.

A cidade de Itajaí (SC) é conhecida por sediar regatas importantes como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre. Itajaí será novamente a parada brasileira na The Ocean Race, edição de 2021/22.

VelaShow 2020

A edição 2020 do evento será realizada no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ) entre os dias 5 a 7 de setembro. Devido ao coronavírus a data teve que ser alterada. O evento seria realizado entre os dias dias 3 e 5 de abril.

Na exposição deste ano estão confirmados estaleiros, empresas de tintas industriais e marítimas, âncoras, dessalinizadores de água, fabricante de produtos náuticos à base de EVA, escolas de vela, produtos de comunicação via satélite, empresas de charter, pisos e tapetes náuticos e etc.

Os principais influenciadores da vela brasileira, incluindo youtubers do setor náutico, estão confirmados no VelaShow 2020. Alguns dos nomes confirmados são Tio Spinelli, o jornalista Jorge Souza, Aleixo Belov,  Matajussi, Marcelo Bonilla, Fernando Previdi,  Beto Pandiani e Beto Toledo (do canal no Youtube “Sailing Around The World”).

A plataforma de comunicação e negócios exclusivamente voltada para a vela no Brasil abre espaço também para competidores de várias classes em paralelo à feira.

Assim como em 2019, quando as provas foram disputadas em Itajaí (SC), o VelaShow é destinado para velejadores de oceano e de monotipos de todas as idades.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do VelaShow e os inscritos receberão um Kit de participação que será entregue na recepção do evento na retirada dos ingressos. A participação nas regatas é gratuita, porém para correr as provas é necessário comprar o ingresso do evento.

Link para inscrições

Sobre VelaShow

Será a segunda edição da feira, que teve sua estreia em 2019 no Centreventos de Itajaí (SC), no mês de abril. A feira reuniu mais de 40 expositores, e ainda fez três regatas e uma expedição nos três dias do feriado de Páscoa.

O evento deu mais destaque no cenário náutico à cidade, sede de três edições da Volvo Ocean Race (hoje Ocean Race) e duas da Transat Jacques Vabre.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site: www.velashow.com.

 —–

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♂️Flavio Perez e Katarine Monteiro
📧 flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net