Thiago Pereira é protagonista de série do COB sobre prevenção de lesões no esporte

0

Todo atleta de alto rendimento sabe o quanto uma lesão pode mexer com a rotina e principalmente atrapalhar o planejamento para grandes competições. As vésperas de sediar uma Olimpíada em casa e com os Jogos Pan-americanos batendo na porta, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) iniciou uma série de vídeos em sua página oficial no Youtube, apresentando exercícios para prevenção de lesões em diversas modalidades. Medalhista olímpico, Thiago Pereira foi convidado para demonstrar alongamentos importantes para minimizar os riscos na Natação e ressalta a importância dessa iniciativa para garantir um bom rendimento do Brasil nos principais torneios mundo afora.

“Na natação as lesões são bem específicas para cada estilo e abrangem muitas áreas do corpo, como ombro, joelho, lombar… Afinal é uma atividade que usa todos os músculos! Quanto mais informações nós, atletas, tivermos disponíveis para otimizar os treinos e reduzir os impactos, melhor é para a nossa preparação e, consequentemente, para atingir resultados mais expressivos”, explica o nadador, que treina e mora em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fazendo os últimos ajustes para próximas – e decisivas – competições da temporada, o Pan de Toronto e o Mundial de Kazan, Thiago Pereira destaca que a preparação fora das piscinas é tão fundamental quanto o treinamento técnico regular nas águas. “Pesquisas que tenho acompanhado aqui nos Estados Unidos mostram, por exemplo, que o sono é fundamental para a recuperação dos músculos dos atletas, impactando diretamente no seu rendimento. Além disso, os trabalhos com psicólogo, nutricionista, entre outros profissionais, além da comissão técnica, somam muito para que a gente construa um planejamento eficaz e concretize nossas metas.”

Para conferir o vídeo de Thiago Pereira no canal do Time Brasil clique aqui 

Thiago Pereira é patrocinado pelos Correios e Speedo. O nadador defende o Minas Tênis Clube, tem 29 anos e é natural de Volta Redonda (RJ). É dono de 18 medalhas pan-americanas, sendo 12 de ouro. Em Londres-2012, o atleta conquistou a medalha de prata na prova dos 400 m medley.

O medalhista olímpico também é vice-presidente da Comissão de Atletas da FINA – Federação Internacional de Natação – e integrante da Comissão de Atletas do COB – Comitê Olímpico Brasileiro.