Squash: Mundial do Qatar terá campeão inédito e hegemonia egípcia corre risco em duelos equilibrados

0
Foto: Samer Al-Rejjal (QTF)
Foto: Samer Al-Rejjal (QTF)

Marwan ElShorbagy (foto) surpreende, vence irmão Mohamed e busca seu primeiro título mundial

A fase de quartas de final em Doha credenciou quatro jogadores que nunca venceram o mundial de squash anteriormente, com dois egípcios, um alemão e um neozelandês figurando entre os semifinalistas desta quinta-feira.

O peruano Diego Elias não foi páreo para o número 3 do mundo Tarek Momen e deu adeus ao mundial. Com o apoio da torcida e em grande momento, o egípcio bateu o campeão Pan-Americano por 11-6, 13-11 e 11-6, em 37 minutos.

“Infelizmente não consegui ter o mesmo rendimento das partidas anteriores. Sinto que poderia ter ido um pouco mais além aqui em Doha. Derrotas como esta são bem difíceis de assimilar” explicou Elias após a partida.

Momen enfrentará Simon Rosner, que passou sem dificuldades pelo inglês James Willstrop por 3-0. Com o resultado, Rosner iguala sua melhor campanha em mundiais. Na última temporada, no mundial de Chicago, o alemão chegou à fase semifinal e foi derrotado por Ali Farag (que se sagrou campeão nesta edição) por 14-12, 11-6 e 11-3, em 46 minutos

“James (Willstrop) vinha fazendo um torneio impecável e eu tive a sorte de conseguir controlar o primeiro game. Agora meu foco é o próximo jogo e espero estar em boas condições. Acho que chegou o meu momento de decidir um mundial. Farei o possível amanhã para seguir vencendo.” comentou Simon Rosner.

O neozelandês Paul Coll também está classificado para a semifinal. Após três vitórias em Doha, Coll não teve trabalho para passar pelo egípcio Zahed Salem em 47 minutos. Com o placar de 11-8, 11-9 e 11-6, o número 5 do mundo chega pela primeira vez a uma semifinal de um campeonato mundial.

“Amanhã terei um grande desafio pela frente. É minha primeira semifinal de mundial e certamente será um jogo muito complicado. Espero manter o mesmo foco das partidas anteriores e chegar na grande final” finalizou Paul Coll em entrevista coletiva.

A reedição da final do mundial de 2017, no duelo entre irmãos ElShorbagy, o caçula Marwan surpreedeu o número 2 do mundo e levou a melhor. Marwan de 26 anos venceu Mohamed de 28 anos com parciais de 11-6, 2-11, 11-6, 3-11 e 11-8, em 59 minutos. Esta é a apenas a sétima vitória de Marwan em 22 confrontos contra Mohamed.

“Estas partidas sempre são marcadas por grande expectativa. Sempre quem sai com a vantagem é quem está em melhor momento físico e técnico. Acredito que estou pronto para vencer o mundial e infelizmente Mohamed ficou pelo caminho desta vez. Faz parte do esporte. Certamente ele está torcendo por mim a partir de agora e está do meu lado” explicou Marwan ElShorbagy após a partida.

Acompanhe a chave atualizada e os resultados do torneio:
https://psaworldtour.com/tournaments/view/9359

Programação: Semifinais
14 de Novembro de 2019
Horário de Brasília (GMT -3)
* Todos os jogos serão disputados em quadra de vidro

11:00 [2] Tarek Momen (EGI)  vs [5] Simon Rosner (ALE)

Seguido por:
[4] Paul Coll (NZL) vs [9] Marwan ElShorbagy

Serviço:
PSA World Championship 2019-20
Organização: PSA – Professional Squash Association e QTSBF – Qatar Tennis, Squash and Badminton Federation
Categoria: World Championship
Premiação: R$ 1.300.000,00
Site Oficial (em inglês): www.qatarsquash.org
Diretor do Torneio: Sr. Tariq Zeinal
Crédito de imagens: Samer Al-Rejjal (QTF)

Transmissões: Os jogos das fases semifinal e final do Campeonato Mundial de Squash PSA serão transmitidos com exclusividade pela SquashTV (https://psaworldtour.com/tv) via streaming e podem ser vistos no Brasil mediante assinatura. Os melhores momentos dos jogos das fases preliminares podem ser assistidos pela página oficial da PSA no Facebook (https://www.facebook.com/PSAworldtour/) ou no canal do Youtube da PSA World Tour (https://www.youtube.com/user/psasquashtv).

On Board Sports acompanha com exclusividade em parceria de conteúdo com a QTSBF o PSA World Championship 2019-20. Informações adicionais sobre o evento, contate Eduardo Passos edu@onboardsports.net.