Simulado de triathlon reúne triatleta olímpico e alunos de projeto social em Itu

Treino especial de triathlon em Itu

Juraci Moreira visitou o novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões nesta quarta-feira, 2 de dezembro

 

Um simulado de triathlon reuniu um ícone da modalidade no Brasil e os mais novos triatletas mirins de Itu, nesta quarta-feira, dia 2. Com três Olimpíadas no currículo, Juraci Moreira “desafiou” os alunos do novo núcleo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões na cidade. O clima era de celebração do esporte, mas a criançada levou a brincadeira a sério. O cenário foi o Complexo Aquático Fiori Marcello Amantéa, junto ao estádio Novelli Júnior.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é referência nacional na formação das categorias de base da modalidade. Após cinco anos em Curitiba, Paraná, o projeto cresceu e chegou a Itu este ano. E trouxe consigo sua fórmula de sucesso: educar e formar bons cidadãos por meio do esporte.

Treino especial em dois turnos

Em Itu, os 40 alunos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. Idealizador do projeto, Juraci Moreira conversou com a garotada e destacou que o maior objetivo da Escolinha é ver todos se divertindo com a modalidade, tornando-se bons cidadãos por meio do esporte. Na sequência, organizou um simulado de triathlon e um aquathlon em equipes. Mesmo sendo apenas uma recreação, a presença de um triatleta olímpico empolgou os alunos, que surpreenderam com ótimos resultados.

“Foi muito legal ver as diferenças entre eles. Pela manhã, o mais novo tinha 8 anos. À tarde, o mais velho tinha 17 anos e até ganhou de mim no desafio. É muito bom ver esse lado democrático da Escolinha. Sempre tento passar o recado de que eles nadem, pedalem e corram se divertindo, e foi o que aconteceu”, destacou Juraci Moreira. “Aqui vamos formar melhores cidadãos, jovens mais saudáveis, e quem sabe futuros campeões.”

Devido à pandemia de COVID-19, o treino especial, realizado com as turmas da manhã e da tarde, seguiu todos os protocolos de segurança vigentes. O distanciamento social foi mantido com as turmas divididas em grupos pequenos para o simulado e o aquathlon, de acordo com a faixa etária. O uso de máscaras e álcool gel foi obrigatório para todas as crianças e equipe de profissionais envolvidos no evento.

Nova geração do triathlon em Itu

O simulado de triathlon foi a primeira experiência na modalidade para as crianças do projeto. Levado como uma grande brincadeira, o treino foi montado com as etapas de natação, ciclismo e corrida dentro do Complexo Aquático. Com muito incentivo dos colegas e do ídolo Juraci Moreira, alguns alunos se destacaram no desafio.

Hellen Silva Santos, de 11 anos, foi a mais rápida no desafio da tarde. Mostrando habilidade na natação e na corrida, deixou para trás os colegas mais velhos.

“Uma amiga da minha mãe falou sobre o projeto, e eu vim treinar. Eu não conhecia o triathlon, mas estou achando muito legal. Gosto mais da corrida”, contou a pequena Hellen.

Vitor Silva Valbon, de 17 anos, também se destacou no treino da tarde. Rápido na corrida, surpreendeu ao passar o padrinho do projeto, Juraci Moreira. “Foi uma experiência muito legal. E no fim ganhei um presente”, comemorou Vitor. “Estou gostando muito do esporte, e é bom ver esse incentivo ao esporte, porque tem muita gente parada em casa.”

No final do treino, todas as crianças ganharam óculos de sol, cortesia de um antigo patrocinador de Juraci Moreira.

APANI-SEME no triathlon

O evento também contou com a presença do presidente da APANI-SEME, a Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana e a Secretaria Municipal de Esportes. As entidades serão responsáveis pela execução do projeto em Itu, junto com a Prefeitura Municipal de Itu.

“O objetivo desse projeto é colocar a molecada para fazer exercício e educá-los para a vida, para o futuro. E a parceria com o Juraci Moreira é muito importante para conseguirmos esse desempenho” destaca Eduardo Bordin, presidente da APANI. “Quero agradecer à prefeitura de Itu por ceder o espaço para o projeto, e também à Eletrolux, patrocinadora.”

A APANI é a associação que apoia a natação ituana, com suporte em competições e infra-estrutura de treinos. Com o apoio da entidade a projetos locais, Itu já viu surgir grandes nomes do esporte, como o atleta olímpico Marcelo Chierighini.

Formando Campeões em Itu

Em Itu os alunos do projeto terão aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida) de segunda a sexta-feira, com uma turma de 20 alunos pela manhã das 8 às 10 horas, e outra à tarde, das 15 às 17 horas. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes de uso compartilhado além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e da Prefeitura de Itu. A Electrolux é a patrocinadora do projeto.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem