Semana Internacional de Vela de Ilhabela premia equipes amadoras

Novidade no regulamento do evento é a premiação aos times amadores de ORC e IRC

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 inova ao oferecer uma premiação especial aos barcos considerados amadores na classificação geral das classes ORC e IRC.

Os três primeiros times de cada categoria receberão medalhas e troféus da competição. As regatas serão disputadas em Ilhabela (SP), de 13 a 20 de julho.

Para ser um time amador, os velejadores a bordo precisam apresentar certificado emitido pela World Sailing, entidade que rege a vela mundial, válido até o último dia do evento. Apenas um integrante da equipe poderá ser profissional.

A medida tem o objetivo de trazer ainda mais velejadores para o principal de vela oceânica na América do Sul. Na edição passada, mais de 900 atletas entre profissionais e amadores participaram das regatas.

”A Semana de Vela é o grande encontro anual da modalidade e atende a todos os perfis de velejadores! É a data que todos já reservam no seu calendário. Nós como organização oferecemos as melhores opções de regatas, com resultados e condições justas”, explicou Cuca Sodré, presidente da comissão de regatas.

A equipe amadora vai correr na mesma raia da profissional e pode até levar o título geral se tiver o melhor desempenho. Ou seja, pode sair com dois títulos de Ilhabela

Para detalhes sobre o Código de Classificação da World Sailing e para informações sobre como obter o certificado, o site é https://members.sailing.org/classification e o passo a passo para fazer o cadastro é https://drive.google.com/file/d/1at3r6b7ggUghifOWPZdaeUlv_TFQIhPK/view

”Muito boa a iniciativa, pois sabemos que muitas tripulações tem profissionais fazendo com que esta diferenciação torne a competição mais justa. No Jazz, a tripulação é totalmente amadora”, explicou John Jansen, comandante do Jazz.

As provas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela são abertas, além de ORC e IRC, às classes RGS, Bico de Proa, Clássicos, C-30, HPE30 e HPE25têm início em 14 de julho com as tradicionais provas de longo percurso, como Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal.

Outra mudança para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 foi a divisão das raias.

Os barcos das classes ORC, IRC, C30, HPE30 e HPE25 largam num local diferente do grupo dos Clássicos, Bico de Proa e RGS. Para cada raia haverá uma equipe de árbitros e fiscais embarcados.

A iniciativa visa diminuir a concentração de barcos na hora da partida e garantir uma largada limpa para todos os tipos de classes.

Em 2018, a Semana Internacional de Vela contou com 123 barcos distribuídos em oito classes.

Inscrições

Atendendo a pedidos da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a comissão organizadora da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela fará uma alteração nos critérios de inscrições dos barcos que medem na classe RGS

Após o dia 10 de junho, o desconto de 30% para a categoria só será válido para os veleiros afiliados à entidade ABVO.

Caso contrário, os valores vigentes serão os da tabela ORC, IRC, C30, HPE 30 E HPE 25. Para as categorias dos barcos Clássicos e Bico de Proa, o desconto de 30% na inscrição está mantido.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela reforça a importância da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano como fomentadora da modalidade no País.

Mais informações em — http://sivilhabela.com.br/

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem