Saúde mental em no foco da Escolinha de Triathlon

Ação inédita do projeto, em todos os núcleos no País, pretende aproximar pais, professores e psicólogos para orientar e apoiar os jovens durante a pandemia

O esporte é uma ferramenta de apoio para crianças e adolescentes com ansiedade e depressão. E pode ser fundamental em meio à pandemia de Covid-19.

Seguindo essa premissa, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões planeja uma série de palestras com psicólogos. A ação chegará também ao núcleo de Aquiraz, no Ceará, mas já esteve em outras unidades brasileiras.

O objetivo é orientar pais e professores sobre como apoiar os jovens durante esse período de isolamento social.

O aumento dos casos de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes já preocupa pediatras há alguns anos. A perda do contato com escola, amigos e parentes, durante a pandemia, contribuiu para acelerar esse crescimento.

Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da USP com 7 mil jovens entre 5 e 17 anos apontou sintomas em 27% deles. A sociabilização proporcionada pela Escolinha de Triathlon ajuda a amenizar o isolamento social. Mas o projeto quer ir mais além.

“Aqui em Aquiraz já observamos alguns jovens com problemas de ansiedade, depressão e até casos de automutilação”.

”Há crianças tendo que lidar com a perda do pai ou da mãe para o Coronavírus”, conta o professor Bruno Vieiras, do núcleo Aquiraz da Escolinha, no Ceará.

“Costumo conversar muito com eles. Temos uma responsabilidade grande, até pelo vínculo que construímos. Muitos acabam nos vendo quase como pais.”

“Essa é uma preocupação da Escolinha de Triathlon em todas as cidades onde o projeto está presente. Já tivemos uma palestra em Curitiba, com os treinadores e as famílias dos alunos, para abrir a discussão sobre a saúde mental dos nossos jovens. Vamos replicar para todos os outros núcleos”, destaca Juraci Moreira, gestor do projeto e atleta com participação em três Olimpíadas.

Formação social por meio do esporte

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. O comportamento e o estado emocional dos pequenos é um dos focos de atenção dos treinadores, que formam com os alunos um elo para além do esporte.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido.

A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem