Samir Barel se prepara para concluir Tríplice Coroa das Águas Abertas

Após dar a Volta na Ilha de Manhattan e atravessar o Canal da Mancha, nadador paulista encara o Canal da Catalina em 2016

Um dos principais nadadores de águas abertas do país, Samir Barel tem planos ousados para 2016. O nadador paulista pretende se tornar o primeiro brasileiro a concluir a chamada “Tríplice Coroa” da maratona aquática mundial. Após dar a Volta na Ilha de Manhattan (EUA) em 2014 e superar a temida Travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, em 2015, o atleta de 32 anos colocou no seu planejamento para o próximo ano realizar o desafio do Canal da Catalina, na costa californiana, nos Estados Unidos. Serão 33,7 quilômetros para nadar e desfrutar pelas águas do Oceano Pacífico.

“Brasil ainda não tem esse título da Tríplice Coroa. Mas, mais importante do que isso, é mostrar os benefícios da maratona aquática como uma alternativa para melhoria da qualidade de vida. A modalidade está se desenvolvendo muito aqui no Brasil. As pessoas procuram porque é um ambiente muito familiar e descontraído. Durante as provas as pessoas se ajudam muito nas competições, porque a gente está totalmente dependente da natureza, então a maratona ela uni a sociedade, te apresenta amigos, você se conhece e coloca a prova seus limites, e é um ambiente agradável para todo mundo”, explica o embaixador da maratona aquática no Brasil.
Top 5 no Rei e Rainha do Mar
Depois de enfrentar mais uma temporada do Grand Prix de Águas Abertas da FINA, desbravar novos percursos como os do Rio Negro Challenge e o Desafios Aquaman na Ilha do Mel, além participar de eventos tradicionais do calendário nacional, como a Travessia do Canal de Ilhabela e o Pantanal Extremo, Samir Barel encerrou a temporada 2015 neste sábado (12) com um Top 5 no Rei e Rainha do Mar, tradicional prova na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O atleta terminou o percurso de quatro quilômetros em 51min15, cruzando a linha de chegada na quarta colocação na classificação geral e primeiro em sua categoria (masc 30 à 34 anos).“Última prova do ano. E que ano, com muitos desafios e conquistas. Termino com chave de ouro e em um dos melhores eventos do Brasil, uma prova muito bem feita e organizada. Agradeço a todos que me apoiaram neste ano e conto com vocês no ano que vem para as próximas façanhas.”
Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. Em 2013, concluiu a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e na temporada seguinte foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos. Em agosto de 2015, o brasileiro conseguiu superar a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”, devido as muitas dificuldades encontradas no percurso de 34k.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem