Samir Barel nada no frio do Canadá de olho no desafio do Canal da Mancha

Samir Barel conhece muito bem as dificuldades e oportunidades que terá pela frente na maratona aquática realizada no Lago Saint Jean, no Canadá. O percurso de 32km, que faz parte da terceira etapa do Grand Prix da FINA, agendada para o sábado (25), reúne em águas geladas os melhores atletas do mundo em ultramaratonas aquáticas. E é bem ao lado deles que o brasileiro pretende se manter para ganhar forças para o principal desafio da temporada 2015: a Travessia do Canal da Mancha, considerada o “Monte Everest” das águas abertas. Samir realiza o percurso entre a Inglaterra e a França na primeira semana de agosto.

“Trocar experiências com grandes referências da modalidade, como Damian Blaum (ARG), Esther Nuñez (ESP), Bertrand Venturi (FRA) e Alice Franco (ITA), me trazem maior confiança para realizar essa façanha. Competi no Lake Saint Jean em 2014 e 2013, esse ano será mais um treino de alto nível. Pretendo me manter o maior tempo possível próximo do pelotão, pois isto garantirá uma boa economia de energia e a certeza de cumprir dentro do tempo estipulado, que é de 2h após a chegada do primeiro colocado, terminando a prova pela terceira vez”, explica o atleta de 32 anos.

Como parte da preparação para o canal da Mancha, Samir Barel disputou em 2014 e 2015 quase todas as etapas do Grand Prix da FINA. Foram mais de 300 quilômetros nadados considerando o cronograma realizado. Uma preparação intensa, mas fundamental para conseguir finalizar uma das travessias mais difíceis do planeta. “Nadei em águas quentes e geladas, com correnteza a favor e contra, em águas batidas, com sol forte e chuva. Enfim, as diferentes condições que as provas do Grand Prix oferecem, me prepararam 100% para todas as surpresas que o Canal da Mancha pode oferecer. Serão mais de sete horas nadando, então tudo o que pude aprender e desfrutar será de grande valia”, lembra o embaixador da maratona aquática no Brasil.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem