Samir Barel inicia temporada 2015 do Grand Prix de Maratona Aquática

Depois de terminar o Grand Prix de Maratona Aquática da FINA de 2014 entre os 10 melhores nadadores de águas abertas do mundo, o brasileiro Samir Barel inicia, neste domingo (8), sua segunda temporada no principal circuito da modalidade. O nadador já está na Vila Urquiza, em Entre Rios (Argentina), onde irá encarar 25 quilômetros nas correntezas do Rio Paraná, um desafio mais “fácil” perto do percurso original de 88 quilômetros concluído no ano passado, porém bem mais intenso e, agora, imprevisível. Os organizadores mudaram a distância que era a grande atração da prova, conhecida como a travessia mais longa do mundo, mas mesmo assim o desafio está mantido.

“Pela prova ser a favor da correnteza e a distância ter diminuído, tive que fazer treinos mais intensos, pois será mais rápida. Os concorrentes serão praticamente os mesmos do ano passado, por isso, o nível da disputa seguirá bem forte e agora tudo pode acontecer”, ressalta o atleta de 31 anos.

Neste ano, Samir Barel estará em cinco das seis etapas do GP da FINA. Suas próximas paradas são em Cancun (México), Lake Saint Jean (Canadá), Ohrid Lake (Macedônia) e Capri-Napoli (Itália). Apenas o Lake Memphremagog, também em terras canadenses, está fora dos planos. Mas a passagem pelo circuito da FINA cede lugar, nos planos do atleta, a outro grande objetivo para 2015: prepará-lo para a emblemática Travessia do Canal da Mancha, um dos desafios mais cobiçados e difíceis do mundo.

“Desde o ano passado o foco é esse. O nível dos competidores neste circuito é realmente muito alto e quero aproveitar o contato com esses atletas para aprender outros tipos de treino, trocar experiências e conviver com outras culturas para estar bem preparado para o desafio, marcado para o início do mês de agosto”, explica o nadador.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem