Samir Barel comemora pódio no Desafio Vila – Perequê de 3,5km em Ilhabela

0

O domingo (20) foi de muita diversão e alegria para Samir Barel. Um dos principais embaixadores da maratona aquática no Brasil participou do Desafio Vila – Perequê do Aloha Spirit Festival, maior evento de esportes aquáticos da América Latina. O nadador competiu lado à lado com amigos e grandes nomes da modalidade, terminando o percurso de 3,5km na terceira colocação geral. O campeão foi Samuel de Bona, um dos principais representantes do Brasil nas provas olímpicas em águas abertas, seguido por Marcos Campos, tricampeão da 14 Bis, uma das travessias mais tradicionais do país.

“Foi um dia maravilhoso. com mar liso e bastante sol. Posso até chamar de um ‘treino de luxo’, a organização da prova foi ótima e tive a companhia da galera da Elo academia, alunos-atletas e amigos, que tiveram bons resultados e também ajudam muito na torcida. Essa motivação é muito importante e gratificante. De quebra, minha esposa Larissa ficou em segundo lugar na maratona aquática feminina, deixando minha alegria e satisfação ainda maior. Por isso que a maratona aquática é diferenciada. Esse ambiente familiar e a troca de experiências, além de ajudar no crescimento da modalidade, nos fazem buscar desafios cada vez maiores”, disse o atleta, que já está focado na próxima prova. Em abril será a vez de encarar a ultramaratona aquática da Ilha do Mel, um percurso de 20km.

As competições agendadas para os próximos meses fazem parte da preparação de Barel para um dos desafios mais ousados da carreira. No fim de setembro, Barel pretende realizar a travessia do Canal da Catalina, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A prova faz parte do chamado “Desafio dos 7 mares”, que consiste nas maratonas aquáticas mais difíceis do mundo. Se conseguir concretizar o percurso de 34k entre a Ilha Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.