Saiba mais sobre os campeões do L’Étape Brasil

0

Quinta edição da prova será realizada em Campos do Jordão (SP) no dia 29 de setembro

O L’Étape Brasil by Tour de France é realizado desde 2015 e já se tornou o maior evento de ciclismo amador do País.

Das quatro edições até agora, três foram em Cunha (SP) e a do ano passado em Campos do Jordão (SP). Em 2019, os quase 3 mil ciclistas encaram, em 29 de setembro, também no Vale do Paraíba, 107 km de prova com 2.330 metros de altimetria acumulada.

Na primeira edição, que ocorreu em 2015, os vencedores do percurso original foram Éder Amorim e Tamara Vilela. A prova teve ao todo 112 km em Cunha (SP). A cidade recebeu as provas de 2016 e 2017, com o bi de Ricardo Pichetta no masculino e os títulos de Carla Prada e Marcella Toldi no feminino.

No ano passado, pela primeira vez na estrada de Campos do Jordão (SP), Otávio Bulgarelli foi o campeão no masculino. já no feminino, a alemã Nadine Gill saiu com a vitória. Ambos estão confirmados para a prova de 29 de setembro.

“Depois de quase um ano de provas de ciclismo e como realizei várias já posso dizer que a estrutura do L’Étape Brasil é muito profissional e estou feliz e animada para voltar este ano!”, comentou a ciclista Nadine Gill.

Bicampeão do L’Étape Brasil

Ricardo Pichetta é o único bicampeão do L’Étape Brasil. Nascido em Teófilo Otoni, em Minhas Gerais (MG), o ciclista mora agora em Albaretto della Torre, cidade pequena no noroeste da Itália. Aos 32 anos, Pichetta foi profissional até os seus 28 anos, e começou a pedalar aos 17.

“O L’Étape Brasil foi a primeira prova amadora que fiz no Brasil, tenho um certo carinho porque foi a primeira que fiz e ganhei, fui com amigos do Rio de Janeiro e Rodrigo Hilbert que me chamaram para ir. A prova é super bem organizada, tem um apelo europeu, acho que o L’Étape Brasil deu um importante passo como evento de ciclismo no Brasil”.

Sobre as edições que venceu, em 2016 e 2017, Ricardo Pichetta completa: “Amei a vibe no evento, o percurso de Cunha foi muito técnico, difícil, com subidas, meu percurso preferido foi com a chegada no centro da cidade em subida. Ser o único bicampeão me enche de orgulho, meu deu a possibilidade de ser conhecido do público brasileiro, mostrar minha marca de bikes”, concluiu.

As mulheres vencedoras do L’Étape Brasil

Ao contrário do Tour de France, o L’Étape Brasil é aberta às mulheres. E, desde a primeira edição, que teve vitória de Tamara Vilela, o número de mulheres pedalando segue crescendo.

Inscrita em todos os quatro anos do evento, a atleta Carla Prada conseguiu ser a grande campeã em 2016. Ela explicou a evolução da competição de ciclismo nas últimas temporadas.

“O nível técnico aumentou muito na categoria feminina, as mulheres estão pedalando muito bem. O percurso é super desafiador, paisagens maravilhosas, estradas fechadas para prova e com segurança”, disse Carla Prada.

Na edição 2017, Marcella Toldi foi a campeã feminina do trajeto de 112 km. “Eu estava em um ano iluminado, sofri muito na prova mas no momento crucial consegui tirar forças de onde nem imaginava e consegui vencer a prova. Mas o que me marcou não foi a vitória mas a experiência inteira, as conexões com minha comunidade e a troca de tantas emoções com tanta gente bacana. Nos outros anos também curti muito, sempre tive experiências muito boas no L’Étape, me sinto parte da família”, disse Marcella Toldi.

Campeã do ano passado, a alemã Nadine Gill relembrou a prova. ”Como eu sou muito competitiva queria ganhar sim, mas também não conhecia as outras competidoras. Com somente alguns meses de treino de ciclismo (até abril 2018, era maratonista), meu foco era pedalar no meu ritmo, sem táctico e como adorava as montanhas, a Serra Velha e o Pico no fim do percurso foram perfeitos pra mim”.

Aos 28 anos e nascida na cidade de Heidelberg, cidade universitária e pequena no sul da Alemanha, Nadine Gill é vice-campeã alemã de ciclismo de montanha (estrada) e já fez oito provas da modalidade no Brasil, até agora com 100% de aproveitamento, com oito vitórias. A ciclista trabalha desde 2016 no Consulado da Alemanha no Brasil como diplomata.

No ano passado, Nadine Gill fez sua estreia no ciclismo do L’Étape e a vitória não estava em seus plano pelo pouco tempo de estrada! “O L’Étape Brasil foi minha segunda prova do ciclismo no Brasil (depois da prova 9 de julho) e não sabia o que esperar”.

Em grande fase

O brasileiro Otávio Bulgarelli foi o campeão do L’Étape UK by Tour de France, prova realizada em julho, em Londres, na Inglaterra. Vencedor da edição brasileira de 2018, em Campos do Jordão (SP), o ciclista dominou o percurso que teve 160 km e 2.100 m de ascensão.

Focado na disputa do bi, Otávio espera novos desafios para voltar pra casa com o título. “O percurso de 2019 está fantástico, duro, com montanhas boas pra pedalar e o mais importante é a descida pela Serra Nova o que torna a prova muito mais segura. Meu objetivo pra 2019 é conseguir um bom resultado, pois não estou treinando como no ano passado”.

Resultados

2018 – Campos do Jordão
Nadine Gill
Otávio Bulgarelli

2017 – Cunha
Ricardo Pichetta
Marcella Toldi

2016 – Cunha
Ricardo Pichetta
Carla Prada

2015 – Cunha
Éder Amorim
Tamara Vilela

Edição 2019

Os cerca de 3 mil ciclistas terão três subidas principais no caminho. A primeira escalada será de 13,3 km de extensão em Itapeva, depois mais 4,8 km e 140 m de altimetria na Serrinha do trevo das rodovias SP-050 e SP-046 e a última de 14 km de ascensão com 710 m de altimetria no trecho da Serra Velha. Vale lembrar que esse trecho final será após 85 km pedalados!
O percurso em Campos do Jordão (SP) será completamente fechado para o trânsito de veículos durante a prova. A equipe será formada 300 oficiais de pista e contará com 28 veículos de assistência, incluindo 15 motos, 12 ambulâncias e um helicóptero.

A edição 2019 do L’Étape Brasil by Le Tour de France terá percurso mais voltado para iniciantes com 66 km de distância e algumas montanhas a menos, tornando bem mais fácil completar o desafio. A altimetria acumulada será de 1.330 km.

A largada no domingo, 29 de setembro, será às 7h. O evento abre ao público na sexta, 27 de setembro, com várias atrações para os fãs do ciclismo.

Vídeo explicado do percurso

Mais informações:
Site oficial – https://www.letapebrasil.com.br/
Facebook – https://www.facebook.com/letapebrasil/
Instagram – https://www.instagram.com/letapebrasil/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCKq1bBlIu2szJDU-oj4McuQ
Strava – https://www.strava.com/clubs/l-etape-brasil-by-tour-de-france-1