Raio-X do CBMM Niobium Punta del Este E-Prix

O francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) segurou a pressão do brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) e venceu 2018 CBMM Niobium Punta del Este E-Prix, disputado neste sábado (17), no Uruguai. O pódio teve ainda o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing), em terceiro lugar.

O resultado amplia a liderança do piloto da Techeetah na temporada 2017-18 da ABB Fórmula E. O francês somou 25 pontos pela vitória e mais 3 por ter feito a Super Pole em Punta del Este. Agora tem 109 no total, 30 pontos de vantagem para o sueco Felix Rosenqvist (Mahindra Racing), que tem 79.

VÍDEO DA PROVA PARA USO EDITORAL

Lucas Di Grassi, atual campeão da categoria, tentou por várias vezes ultrapassar o francês, vencedor de ponta a ponta do E-Prix. Os momentos de maior emoção ocorreram após os pit-stops para troca dos carros elétricos. Di Grassi sempre mais rápido não conseguia passar JEV.

Na volta 34, o francês fechou de vez a porta, quase causando uma batida. ”Muito orgulhoso do time, que trabalhou muito duro!”, disse Jean-Eric Vergne (Techeetah). ”Ano passado o Buemi tinha uma larga vantagem na tabela e perdeu. Por isso vou continuar trabalhando duro para melhorar o carro. Minha equipe fez um ótimo trabalho na corrida e foi difícil segurar a pressão do Di Grassi. Uma das mais complicadas da minha carreira”.

O piloto brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) não saiu satisfeito pelo segundo lugar, mesmo sendo seu melhor resultado até agora na temporada. O objetivo do atual campeão da categoria era um só: vencer. ”Não estou feliz. me tiraram a pole position de maneira injusta. Na corrida estava mais rápido, tentei várias vezes passar o JEV, mas ele se defendeu bem e venceu. Meu carro estava bem mais rápido”, disse Di Grassi. ”Vou lutar até quando tiver chances matemáticas de título”.

Já o outro brasileiro Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) teve uma corrida para esquecer. Com problemas, o campeão da primeira temporada dos carros elétricos abandonou na 25ª volta. O carro teve o semieixo quebrado e Piquet Jr. antecipou a parada em 10 voltas. ”Não tinha necessidade de completar. Agora é trabalhar para obter um resultado em Roma e voltar para a briga”.

O alemão Nick Heidfeld (Mahindra Racing) foi o primeiro a abandonar a prova logo nas voltas iniciais. Outro que não terminou foi Sebastien Buemi (Renault e.dams). Vencedor da etapa da Cidade do México, o alemão Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler) foi obrigado a parar nos boxes na 22ª volta e perdeu 11 posições.

A VISA Fast Lap – volta mais rápida – ficou para o argentino com José Maria Lopez (Dragon) com 1min16s811. O piloto ganhou um ponto pela façanha! ”A estratégia de parar um pouco mais tarde nos boxes para trocar de carro me deu a chance de acelerar e pegar a volta mais rápida”, falou o argentino.

A história da Super Pole

O brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) perdeu a Super Pole e a chance de somar 3 pontos pelo primeiro lugar no grid. O piloto brasileiro foi o mais rápido entre os cinco que disputaram a sessão final com a marca de 1min13s948, mas acabou largando em segundo.

O atual campeão passou por uma investigação da organização por ter acertado uma barra de sinalização em uma das chicanes na volta que valia a pole. Como manda a regra de todas as etapas, os cinco melhores dos treinos livres foram para a disputa da Super Pole, que consiste em uma volta a mais para cada um! Por causa das desclassificações, o francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) foi o pole position, seguido por Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler), Alex Lynn (DS Virgin Racing) e Oliver Turvey (NIO Formula E Team). Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing) correu a sessão final com carro mais leve e foi punido.

Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) bateu em uma das chicanes do circuito e foi obrigado a largar em 14º, uma posição a frente do francês Nico Prost (Renault e.Dams).

Treinos livres perto dos 30º

Em um dos treinos livres na manhã ensolarada deste sábado (17), o brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) bateu o recorde da pista de rua uruguaia ao fazer a volta em 1min13s672. O melhor tempo anterior era do suíço Sebastien Buemi (Renault e.Dams), que marcou 1min14s536.

O calor de quase 30º deu o tom na pista uruguaia, localizada na Playa Brava, um dos pontos turísticos de Punta del Este.

O suíço Edoardo Mortara (Venturi Formula E) foi penalizado em 10 posições no grid após alterar o carro elétrico em decorrência de uma batida nos treinos.

O italiano Luca Filippi (NIO Formula E Team) recebeu uma punição de três posições por excesso de velocidade durante uma bandeira vermelha nos treinos livres.

Roma em abril

A próxima etapa da ABB Fórmula E será o CBMM Niobium Rome E-Prix, no Circuto Cittadino Dell’EUR, na capital da Itália. A prova, que contorna o Coliseu, será dia 14 de abril. Na sequência serão Paris (28/04), Berlim (19/05), Zurich (10/06) e Nova Iorque (14 e 15/07).

As provas anteriores foram vencidas por:

Hong Kong (02/12) – Sam Bird (DS Virgin Racing)

Hong Kong (03/12) – Felix Rosenqvist (Mahindra Racing)

Marrakesh (13/01) – Felix Rosenqvist (Mahindra Racing)

Santiago (03/02) – Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Cidade do México (03/03) – Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler)

Classificação geral

O francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) segue na liderança com 109 pontos após sua segunda vitória na temporada (venceu no Chile também). Na sequência aparecem Félix Rosenqvist (Mahindra Racing), com 79 pontos e o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing) com 76 pontos. Em quarto está Sebastien Buemi (Renault e.Dams) com 52 e Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) com 45. Lucas Di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) já está em 10º com 21 pontos.

No campeonato dos construtores, a liderança permanece com a Techeetah 127 pontos. Em seguida, temos a Mahindra Racing com 100 pontos e a Panasonic Jaguar Racing com 86.

Veja a tabela completa aqui

Acesso da mídia

Para acessar nosso banco de dados de fotos clique aqui

Peça inclusão no mailing pelo e-mail katarine@onboardsports.net

Saiba mais em nosso site

Contatos:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem