Natação: Dobradinha brasileira nos 200 m peito dos Jogos Sul-Americanos do Chile

Os atletas treinados por Alberto Silva dominaram os 200 m peito dos Jogos Sul-Americanos do Chile. Nesta segunda-feira (10), Henrique Barbosa e Tales Cerdeira ficaram com o ouro e prata, respectivamente. Os nadadores ultrapassaram nos metros finais o venezuelano Carlos Borgiani, que liderava a prova, mas acabou com o bronze. Henrique Barbosa marcou 2min15s42 e seu companheiro de seleção Tales Cerdeira fez 2min16s58. O objetivo do campeão sul-americano é intensificar os treinos para melhorar suas marcas no Maria Lenk, principal evento do País no ano, que será disputado em abril.

“Agora vamos entrar em uma nova fase de treinamento. Depois do período pesado de base e do Sul-Americano é a vez de entrar na fase mais específica da minha preparação, volta ao nado peito. O próximo foco é o Maria Lenk e vou buscar um desempenho ainda melhor”, disse Henrique Barbosa, que é o recordista continental da distância com 2min8s44, obtido em 2009.

Tales Cerdeira fez sua estreia no Sul-Americano e conquistou a prata na única prova que nadou no Chile. “É sempre um prazer defender a seleção em qualquer tipo de competição. Acredito que o evento no Chile foi importante para avaliar a condição de treinamento. Os adversários estavam bem mais preparados do que a gente. Foi bom”.

Antes da prova, o treinador Alberto Silva disse que os atletas estavam prontos para vencer, apesar da fase intensa de treinos nos últimos dois meses. “Os dois treinaram muito bem e adotaram a estratégia correta. Me surpreenderam bastante”.

As outras medalhas:

Os outros nadadores brasileiros treinados por Alberto Silva tiveram um bom desempenho nos Jogos Sul-Americanos do Chile. A modalidade coloca o Brasil como líder do quadro geral de medalhas.

Thiago Pereira foi um dos destaques do evento levando três medalhas de ouro nos 200 m medley, revezamento 4×200 m livre e 400 m medley. A última prova foi disputada nesta segunda-feira e o medalhista olímpico fez 4min23s15. Dever cumprido. Ajudei o Brasil como faço desde as categorias de base. Os resultados provam que estou no caminho certo nesta temporada. No ano passado, tirei um tempo para descanso bem longo. Foram três meses que eu precisava para descansar. Agora está na hora de voltar a nadar aquele número grande de provas e acelerar porque 2016 está chegando. Ainda estou sentindo pela falta de ritmo, mas está legal e é assim mesmo, revelou Thiago Pereira em Santiago.

O nadador Nicholas Santos teve uma maratona neste domingo (9) no Chile. O velocista subiu ao pódio no revezamento 4×100 m medley nadando o borboleta. Matheus de Santana, Felipe Lima e Fernando Ernesto completaram a equipe brasileira que 3min37s95. As outras provas foram os 50 m livre e os 100 m borboleta.

Nos 100 m borboleta, sua nova prova para a temporada, o velocista ficou em sexto com a marca de 54s34. “Apesar do resultado, nadei próximo do meu objetivo para o evento. A ideia era terminar a prova para 54s baixo ou 53s alto. Não estou polido e minha fase de preparação é diferente do vencedor, por exemplo. O venezuelano Albero Subiratis está raspado e polido. O importante é que estou cada vez mais adaptado os 100 m borboleta”, disse Nicholas Santos.

O grupo de treinamento liderado por Alberto Silva faz suas atividades no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e na academia Reebok Vila Olímpia, ambos em São Paulo (SP). Os atletas trabalham com profissionais especializados em várias áreas do esporte como preparação física, medicina e nutrição.

Contatos:
Flávio Perez – Mtb.: 45562
flavio@onboardsports.net
Tel: 55 11 9-99498035

www.onboardsports.net

Foto: Satiro Sodré / SSPress

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem