Mundial de Handebol: Brasil perde da Croácia por um gol e termina o Mundial em 16º

ONBOARDSPORTS de Doha, Qatar –  Uma vitória bastava para o Brasil alcançar a melhor campanha da história em mundiais e por muito pouco isso não ocorreu. Jogando contra a invicta e duas vezes campeã mundial Croácia, o time brasileiro comandou o placar por algumas vezes e teve boas chances de sair com a vitória, mas acabou perdendo por 25 a 26 e foi eliminado do Mundial de Handebol, terminando o torneio na 16ª colocação.

Com uma atuação defensiva impecável no primeiro tempo e a vitória parcial por 15 a 13, o Brasil mostrava segurança e paciência para finalizar. Por outro lado, a Croácia sentia dificuldade em passar pela defesa brasileira, que alternava com sucesso seu posicionamento tático e contava com o inspirado goleiro Rick, que defendeu três tiros de 7 metros e fez outras sete importantes defesas durante o jogo.

A volta para o segundo tempo foi trágica. Em erros seguidos de arbitragem, o Brasil foi punido duas vezes com jogadores excluídos (suspensão de 2 minutos), causando clara irritação na equipe. Instável emocionalmente e com menos jogadores em quadra, o time brasileiro viu a Croácia virar rapidamente o placar em 18 a 15.

Vendo sua equipe ficar sete minutos sem marcar um gol sequer, Ribera pediu um tempo técnico e reorganizou a equipe. Com os nervos no lugar, o Brasil voltou a comandar o placar retomando a liderança no jogo com defesas importantes do goleiro Rick e ótimas finalizações de João Pedro.

A alternância no placar persistiu até o final, mas com experiência e frieza a Croácia soube liquidar o jogo com Karacic e Duvnjak, fechando o placar em 26 a 25.

“Tenho apenas que parabenizar nossa equipe e a Croácia por terem feito um jogo de alto nível. Estranhamente a arbitragem entrou em pânico quando viu que o Brasil poderia ganhar. Não quero dar o crédito do jogo à arbitragem, pois, tivemos méritos em fazer um jogo parelho com uma das potências do handebol mundial, mas em 60 minutos eles tiveram apenas um jogador punido com “2 minutos”. Acho isso muito “misterioso”. Infelizmente a Federação Internacional escalou dois árbitros sem a mínima experiência para um jogo como este”, lamentou Jordi Ribera, treinador do Brasil.

“Mais uma vez foi por um gol. Dois anos atrás contra a Rússia passamos pela mesma situação nas oitavas de final. Espero que o ‘quase’ fique para trás. Temos nesse time muitos meninos que estarão em outros mundiais. A derrota serviu de lição para evoluímos ainda mais. Não esperava ser eliminado desta forma, mas estamos de cabeça erguida. Agora temos que trabalhar para sairmos do quase no Pan este ano e no Rio-2016. Tenho certeza que nosso time é muito forte e o ‘quase’ ficará para trás.” – finalizou o ponta Felipe Borges, artilheiro do Brasil no Mundial com 31 gols.

 

Ficha Técnica

Brasil 25-26 Croácia

Parciais: 15-13, 10-13

Local: Arena Ali Bin Hamad Al Attiya, Al Sadd, Qatar

Público: 800 torcedores

Brasil 25 – João Pedro (5), Felipe Borges (3), Tchê (3), Thiagus (3), Valadão (3), Zeba (2), Fábio Chiuffa (2), Patrianova (2), Zé Guilherme (1), Japa (1). Goleiros – Bombom e Rick.

Treinador: Jordi Ribera

Croácia 26 – Kopljar (5), Duvnjak (4), Strlek (4), Cupic (3), Karacic (3), Vori (2), Bicanic (2), Gojun (1), Horvat (1), Brozovic(1). Goleiros – Ivic e Alilovic.

Treinador: Ivica Udovicic

 

Arbitragem: M. Al-Suwaidi e S. Bamutref (Qatar)

 

Campanha do Brasil no Mundial de Handebol

 

Primeira Fase

Brasil 23-28 Qatar – 15 de janeiro

Brasil 27-29 Espanha – 17 de janeiro

Brasil 34-29 Bielorrússia – 19 de janeiro

Brasil 32- 35 Eslovênia – 21 de janeiro

Brasil 30-22 Chile – 23 de janeiro

 

Oitavas de Final

Brasil 25-26 Croácia – 25 de janeiro

 

O Mundial de Handebol do Qatar conta com a cobertura da OnboardSports e é transmitido ao vivo para o Brasil pelos canais SporTV e Espn Brasil.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem