Mascote dos triatletas de Aquiraz é aluno da Escolinha de Triathlon

Aos 10 anos, José Kleberson, o Café, conquistou colegas e até atletas profissionais com sua personalidade e talento

Todo triatleta em Aquiraz conhece o “Café”, apelido de um dos jovens alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Aos 10 anos, José Kleberson Pereira Lopes superou o medo da água para ganhar destaque no esporte. E o seu jeito amoroso e brincalhão conquistou colegas, professores e até a equipe do município, que o adotou como mascote.

José Kleberson é o retrato de muitas crianças em situação de vulnerabilidade social em Aquiraz.

Vindo de uma família numerosa, com mais seis irmãos, chegou ao projeto sem saber nadar e sem tênis para correr. Mas compensou as limitações mostrando habilidade e vontade de aprender.

“Ele tem muito potencial como atleta. Seu único ponto fraco era a natação, mas se desenvolveu rápido”.

”E tem uma ótima resistência na corrida. Já mostrava isso lá no começo, quando ainda vinha correr de crocs nos pés, antes de um patrocinador conseguir tênis de corrida para todos os alunos”, conta o professor Bruno Vieiras.

“O Café ama o projeto, é bem assíduo nas aulas. A Escolinha de Triathlon acaba sendo o lazer dele.”

Esforçado no esporte, o Café tem na família os exemplos de afeto e generosidade que o tornaram tão conhecido.

Em casa, a rotina é de trabalho em equipe. O pai é gari e a mãe coordena todas as atividades com os filhos. Uma das irmãs é o braço direito da mãe, enquanto outras duas trabalham como babás. José Kleberson e a caçula estudam. Os dois irmãos mais velhos já moram sozinhos.

“Nossa família é muito incrível! Sempre recebemos dos nossos pais esse exemplo de trabalhar, de ajudar as pessoas, e principalmente de dar amor”, conta Késsia, de 16 anos, irmã de José Kleberson.

“E o Kleberson é um menino muito sonhador, tem esse carisma e o sorriso que encanta todo mundo.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Reduzir as desigualdades sociais, com um trabalho de inclusão e formação de crianças como José Kleberson por meio do esporte, é a base da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.

A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros.

A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva.

Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País.

Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aquiraz. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net

Compartilhe

Mais posts

Nos envie uma mensagem