Maratona Aquática: Samir Barel se prepara para imersão em águas canadenses

Brasileiro encara três provas no exterior visando atingir o TOP 10 do ranking mundial

0

As próximas três semanas serão especiais para o nadador Samir Barel, que recentemente venceu a tradicional Volta na Ilha de Manhattan, desafio de 45 quilômetros. O atleta volta à América do Norte para defender o Brasil em competições de alto nível. Na lista estão duas etapas do Grand Prix de Águas Abertas da FINA (Federação Mundial de Natação), uma no dia 26 e outra 2 de agosto, e uma prova do Mundial Master de Maratonas Aquáticas, dia 10 de agosto, todas no Canadá.

“As provas do Grand Prix são o meu grande foco esse ano. Treinei bastante e competi diversas vezes buscando melhorar a estratégia e fazer um resultado melhor que 2013. A terceira prova será bem curta, apenas 3k e usarei como treino mais intenso visando a manutenção de intensidade e condicionamento para as próximas etapas do Grand Prix, que ocorrem no final de agosto e início de setembro, na Macedônia e Itália, respectivamente, relata o maratonista aquático, que se consolida cada vez mais como um dos melhores do mundo em provas mais longas.

Além de encarar uma temperatura baixa, entre 15 e 18 graus, nos lagos canadenses, Samir Barel terá pela frente os principais atletas do mundo em águas abertas, o que torna o desafio ainda mais emocionante. “Muitos são profissionais, grande maioria já participa dos eventos há diversos anos, tem muita experiência, tornando o desafio mais difícil”, destaca o nadador, que ainda divide a rotina esportiva com o trabalho em uma academia em Campinas (SP). “Apesar do cotidiano bem puxado, foi uma escolha minha e do qual não me arrependo.Por isso, farei de tudo para representar muito bem nosso país e todos aqueles que me apoiam todos os dias e acreditam neste projeto”, finaliza o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as cinco etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.