Maratona Aquática: Samir Barel nada 32k na água fria do Canadá e entra no top 10 do Grand Prix

Nadador se classifica entre os 10 melhores na principal competição da modalidade. Próxima etapa do GP será no sábado (2)

0

Em 2013, Samir Barel encontrou algumas dificuldades na etapa canadense do Grand Prix de Maratona Aquática da FINA. Depois de um ano de trabalho intenso, neste sábado (26), a história foi diferente. Durante a etapa disputada no lago Saint Jean, na província de Quebec, o paulista ficou com a 10a colocação na classificação geral, terminando o trajeto de 32 quilômetros em 7h46min.

“Fiquei muito feliz pois ano passado cheguei 45 minutos atrás dos primeiros colocados e este ano a diferença caiu para 35 minutos, o que mostra uma grande evolução” apontou o nadador, que também optou por mudar sua estratégia após a experiência anterior. “Dessa vez acompanhei o grupo principal por 1h30min e depois imprimi meu ritmo. Sei que eles são mais fortes e experientes, além de serem profissionais, por isso meu resultado foi bastante expressivo”, explicou o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

O desempenho do brasileiro só não foi melhor porque o vento forte e a chuva durante as primeiras cinco horas de prova atrapalharam a visibilidade e técnica do nado de todos os competidores. “As condições climáticas tornaram a prova mais intensa e pesada. Assim que sai da água fui ao ambulatório por motivos de segurança. Minha temperatura corporal estava em 30.4 graus, hipotermia bem severa, porém, comum em todos os atletas que participam desta prova. Isso mostra o quanto o atleta deve estar preparado físico e psicologicamente, pois o risco de algo grave acontecer é grande”, completou o nadador de 31 anos.

O próximo desafio de Samir Barel será no próximo sábado (2), ainda no Canadá, no lago Magog. A prova de 34 quilômetros também é válida pelo Grand Prix de Maratona Aquática da FINA.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as cinco etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.