Kalu fala tudo sobre a Semana de Vela de Ilhabela Leitores do LANCE!

Começa amanhã a Semana de Vela de Ilhabela, que será disputada pela 44ª vez. O evento esportivo é apontado como o principal encontro da modalidade na América Latina e vai reunir mais de 120 barcos de vários estados inclusive alguns estrangeiros. São veleiros de todos tipos e tamanhos disputando as regatas em nossas águas, no canal de São Sebastião. Vamos receber mais de 1.000 velejadores nas provas, alguns campeões mundiais, pan-americanos e ate mesmo olimpicos mas principalmente os amadores. Todos aqueles que amam o iatismo e fazem a história do evento. É muito gratificante disputar uma competição contra velejadores que brilham em regatas internacionais. A Semana de Vela te dá essa chance. O mais legal é dar trabalho pra eles. Um olharzinho incomodado dessas feras vale ouro pra nos comuns mortais.

Ha 44 anos Yacht Club de Ilhabela comecou a realizar essas provas e aos poucos a Semana de Vela de Ilhabela foi crescendo, atraindo todos os tipos de barcos, do competitivo ao de cruzeiro. Sempre tem uma regra ou uma classe que o seu veleiro se encaixa! A SVI nos primeiros anos se restringia a vela ligeira. Pinguins, optimist, Snipe e Hobie Cats. O tamanho dos veleiros foi aumentando e logo não apenas os pequenos monotipos corriam as regatas, mas barcos de oceano ganhavam o mar de Ilhabela.

Nos anos 1990, a organização do evento ganhou ‘status’ profissional. A parte operacional e comercial começava a ser terceirizada e os patrocínios se ampliaram. Já a partir da segunda metade da década, o campeonato ganhou impulso com as parcerias com a Marinha do Brasil, Comando do VIII Distrito Naval de São Paulo e Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião e o patrocinio da MIT que dura ate hoje.

Regata Alcatrazes por Boreste foi introduzida como sua prova de longo percurso. A partir de 2006 o evento teve o nome de Rolex Ilhabela Sailing Week por 8 anos. O Circuito Internacional Rolex e um dos mais prestigiosos do mundo e participar dele apurou nossa capacidade tecnica e organizacional.
Nos ultimos 3 anos estamos reformatando o evento para traze lo para mais junto do publico e da cidade para isso tem sido fundamental o apoio da PMI, que este ano esta fazendo um race vilage cheio de atrações.
Conhecida tanto por seu nível técnico apurado quanto pela extensa programação social, a SVI têm três tipos de regatas: percurso longo, média e barla-sota (vai contra e volta a favor do vento).

As regatas começam em 9 de julho com a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil para os veleiros maiores e outras duas para os menores: Toque-Toque e Renato Frankenthal. A partir daí, teremos as regatas seguintes de acordo com as condições climáticas. Acompanhe os resultados pelo site www.svilhabela.com.br ou pelas redes sociais do evento. Obrigado a todos e bons ventos!

Carlos Eduardo Souza e Silva, mais conhecido como Kalu, é organizador da SVI

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem