Juraci Moreira escreve ao Lance!

0
Juraci Moreira escreve ao Lance!

O medalhista pan-americano Juraci Moreira escreveu ao Lance! sobre a  Escolinha de Triathlon do Paraná

Curitiba é a maior formadora do triatlo brasileiro

Por Juraci Moreira, medalhista pan-americano e atleta de três olimpíadas

Olá, leitores do LANCE! Hoje veio contar uma notícia positiva, que já está impactando na formação de futuros atletas olímpicos no triatlo. Depois de cinco anos, o projeto que idealizei em Curitiba (PR), a chamada Escolinha de Triathlon Formando Campeões, já se consolida como a principal atividade de formação da modalidade no País. Hoje atendemos mais de 200 crianças e adolescentes em quatro núcleos na capital paranaense.

Neste semestre, a escolinha para jovens de 6 a 17 anos inaugurou três núcleos no mês passado e o objetivo até o próximo ano é ampliar o atendimento. Quem sabe em 2020 a gente não tenha seis ou sete.

A primeira unidade, pioneira na formação de triatletas, fica na Colégio da Polícia Militar e atende mais de 80 alunos. Alguns integrantes, como Gabrielle Lemes e Pedro Boff que disputaram o Mundial da modalidade na Suíça na semana passada. Esses dois nomes são apontados como grandes promessas para o ciclo de Paris-2024.

Curitiba tem várias opções para a prática do triathlon. É um trabalho formador, que em breve vai rodar o Brasil também.

A verdade é que estamos agora na fase expansão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Meu sonho era fazer esse projeto e hoje estamos cada vez mais crescendo. Temos que agradecer os pais, professores, patrocinadores, prefeitura e da Lei de Incentivo ao Esporte.

Eu comecei no esporte em 1992 no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, um dos núcleos da Escolinha. Anos depois ganhei as principais competições do País e depois o mundo competindo nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

Vale lembrar que as aulas são gratuitas e contam com a estrutura necessária para os treinos de triathlon, como piscina e pista para ciclismo e corrida. Cada um dos núcleos curitibanos atende 40 alunos, divididos em duas turmas de acordo com o horário escolar, e terá um professor especializado, mais um coordenador para percorrer todos os locais.

As crianças e adolescentes já receberam uniformes e todo o equipamento para a prática das modalidades.

Obrigado pelo espaço