Instituto Ingo Hoffmann disponibiliza oficina de cinema para famílias atendidas

Aulas ocorrem todas as sexta-feiras e buscam conciliar teoria e prática

A sétima arte é uma das ferramentas usadas pelo Instituto Ingo Hoffmann para apoiar crianças e seus parentes durante o delicado período de tratamento de câncer. A entidade oferece oficina de cinema para as famílias abrigadas na Casa da Criança e da Família, em Campinas (SP).

De acordo com a professora Stella Ramos, responsável pela oficina de cinema, o objetivo é que as atividades sejam prazerosas para todos. Afinal, a associação busca o trabalho conjunto entre crianças e pais.

“Já trabalhamos com animação, sonoplastia, noções de movimento no cinema, linguagem não verbal. Enfim, vou alternando as atividades de acordo com o interesse das crianças ou o que pareça interessante para propor reflexão sobre a linguagem”, destaca Stella.

Além disso, as famílias também recebem tablets disponibilizados pelo Instituto. Dessa maneira, podem continuar brincando com as atividades propostas, após o horário da oficina de cinema.

As oficinas são realizadas sempre às sextas-feiras, na parte da tarde. Eventualmente, têm variação no número de presentes. Afinal, sexta é um dia em que muitas famílias viajam para ver seus parentes.

“Em média, contamos com a participação de 10 a 15 pais e crianças. Varia bastante porque, além de muitos viajarem, outras crianças estão em tratamento no horário da oficina. Mas, mesmo quando são poucas pessoas, a produção continua a mesma”, completa Stella.

Oficina de cinema desperta interesse pela arte

Segundo a professora Stella, as oficinas geraram nas crianças e familiares um interesse maior pelo cinema. Em consequência, todos passaram a incluir na rotina o hábito de assistir filmes, com maior atenção a cada detalhe da produção.

“Eu gosto muito de assistir filmes, principalmente aqueles de animações. Deixam a nossa tarde muito mais feliz. Sexta sem cinema não é uma sexta normal para mim”, diz Keysi Martins dos Santos, de 8 anos, participante ativa das oficinas.

Keila Martins da Silva, mãe de Keysi, explica que o projeto é um auxílio importante na evolução do tratamento da doença. “Eu sinto isso porque elas ficam extremamente felizes quando tem oficina de cinema. O filme faz com que, naquele momento, elas sejam iguais a todas as outras crianças. Fico muito emocionada e feliz ao saber disso”.

O trabalho faz parte do Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual, que se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores: Cateno, Banco Safra, DHL, Sodexo, Besins Healthcare e Alibra.

Para ir além da oficina de cinema

Palhaças fazem a alegria no Instituto Ingo Hoffmann

 

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005 tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini e não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem