Jaguar I-Pace eTrophy: ePrix de Mônaco tem dobradinha brasileira

0
Divulgação/Jaguar Racing

A sétima etapa da temporada inaugural da Jaguar I-Pace eTrophy foi disputada no Principado de Mônaco, e teve a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio, com Cacá Bueno em primeiro e seguido por seu companheiro de equipe, Sérgio Jimenez na segunda colocação.

A Jaguar I-Pace eTrophy correu neste sábado (11) pelas ruas do Principado de Mônaco, e contou com dobradinha brasileira em sua sétima etapa. Cacá Bueno, que largou na pole position, suportou a pressão de seu companheiro de equipe na Jaguar Brazil Racing, Sérgio Jimenez, e venceu de ponta a ponta.

Foi a segunda vitória de Cacá Bueno da categoria, se juntando a Bryan Sellers (Rahal Letterman Lanigan Racing), líder do campeonato e único piloto que até então havia vencido duas provas na eTrophy. Inclusive o norte americano completou o pódio em terceiro.

As primeiras posições da prova foram definidas na primeira curva do traçado de Mônaco, a Saint Devote, logo após a largada.

Enquanto a dupla brasileira conseguiu fugir dos demais pilotos, o canadense Stefan Rzadzinski (TWR Techeetah) tentou a ultrapassagem para cima de Bryan Sellers por fora, mas acabou não conseguindo e ao tentar voltar ao traçado, bateu no outro carro da Rahal Letteman Lanigan Racing, da britânica Katherine Legge, que por sua vez acertou o guard rail e abandonou a prova.

O acidente entre Rzadzinski e Legge ocasionou a bandeira vermelha e paralisação da prova por alguns minutos para a retirada do carro da piloto britânica.

na relargada, as posições foram mantidas, com a dupla brasileira conseguindo se manter um pouco a frente dos demais. Rzadzinski voltou a pista, mas ficou nas últimas posições.

As posições não se alternaram até a bandeirada, apesar da pressão exercida por Sérgio Jimenez em Cacá Bueno durante alguns momentos na prova.

Na categoria PRO AM, o saudita Bandar Alesayi (Saudi Racing) largou mal e acabou sendo ultrapassado por Yaqi Zhang (Jaguar China Racing) e Ahmed Bin-Khanen (Saudi Racing).

Algumas voltas após a relargada, Bin-Khanen arriscou uma ultrapassagem por fora em cima de Yaqi Zhang, e acabou levando a pior, passando direto na curva e batendo, abandonando a prova.

Com isso, Yaqi Zhang garantiu a vitória, seguido pelo líder da categoria Bandar Alesayi e pela francesa Célia Martin (Viessmann Jaguar eTROPHY Team Germany).

Agora restam apenas mais três etapas da Jaguar I-Pace eTrophy, sendo que a próxima será no dia 25 de maio em Berlim na Alemanha, e depois disso, a rodada dupla em Nova Iorque nos Estados Unidos nos dias 13 e 14 de julho.

 

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA APÓS A ETAPA DE MÔNACO

CATEGORIA PRO

Piloto País Equipe Nº Carro Pontos
Bryan Sellers EUA Rahal Letterman Lanigan Racing 6 93
Sergio Jimenez Brasil Jaguar Brazil Racing 10 92
Simon Evans Nova Zelândia Team Asia New Zealand 99 76
Cacá Bueno Brasil Jaguar Brazil Racing 0 70
Katherine Legge Grã-Bretanha Rahal Letterman Lanigan Racing 3 62
Stefan Rzadzinski Canadá TWR TECHEETAH 18 43

 

CLASSIFICAÇÃO CATEGORIA PRO AM

Piloto País Equipe Nº carro Pontos
Bandar Alesayi Arabia Saudita Saudi Racing 12 122
Yaqi Zhang China Jaguar China Racing 9 86
Ahmed Bin-Khanen Arabia Saudita Saudi Racing 24 74
Célia Martin França Viessmann Jaguar eTROPHY Team Germany 7 54
Ziyi Z. Zhang China Jaguar China Racing 15 14
Tao Wang China Jaguar China Racing 8 11
Qi Lin China Jaguar China Racing 11 11