Globo.com destaca Thiago Pereira e contagem regressiva para Toronto-2015

O último degrau no caminho para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, está chegando. O dia 10 de julho marca o início da contagem regressiva para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Faltam 365 dias para o principal evento poliesportivo das Américas, competição que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem como principal objetivo repetir a terceira posição das últimas duas edições, em 2007 e 2011.

Ainda faltando muitas modalidades para realizarem as seletivas, o Brasil já tem 126 vagas garantidas para o evento (veja a lista abaixo). A expectativa é que, até julho do ano que vem, a equipe cresça e passe dos 500 integrantes. Marcus Vinícius explica que cada modalidade terá um objetivo diferente no evento:

Nas duas últimas edições do Pan, o Brasil ficou em segundo lugar no número total de medalhas e em terceiro no quesito medalhas de ouro. O recorde do Brasil em uma edição do Pan é de 157 pódios, obtido em 2007, no Rio de Janeiro, com 52 ouros. Há quatro anos, em Guadalajara, no México, foram 141 medalhas, sendo 48 de ouro.

O Pan de Toronto deve contar com mais de 5.500 atletas de 42 nações do continente, disputando 36 modalidades, 28 delas olímpicas. Ainda não existe um número certo de quantos esportes vão definir a classificação para o Rio 2016 através do Pan, já que algumas modalidades ainda não divulgaram os critérios das vagas para as Olimpíadas.

natação Thiago Pereira e Cesar Cielo no Pan de Guadalajara (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015 terá início no dia 24 de julho, em Kazan, na Rússia, ainda durante os Jogos Pan-Americanos, que vão até o dia 26. Por conta disso, a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) antecipou algumas disputas dos esportes aquáticos.

O polo aquático, por exemplo, terá início no dia 7 de julho, três dias antes da cerimônia oficial. O nado sincronizado terá as eliminatórias no dia 9. A natação terá cinco dias de provas, dois a menos do que em 2011. Tudo isso para evitar o conflito com a data da principal competição mundial da modalidade.

Thiago Pereira, maior medalhista brasileiro da história da competição com 12  ouros no currículo, confirmou que o foco estará no Mundial, mas que não esquecerá a competição continental:

– O Mundial é prioridade, pois será uma prévia do que deve ocorrer nos Jogos do Rio de 2016. Porém, o Pan é uma competição importante e quero defender o Brasil mais uma vez. Sou o recordista de ouros e tenho a chance de quebrar mais recordes em Toronto. Só não garanto que vou disputar oito medalhas, a tendência é que dispute menos provas –  disse o nadador, ganhador de seis ouros no Pan de 2007 e outros seis em 2011.

ESPORTES NÃO OLÍMPICOS

Como já é tradicional, os Jogos Pan-Americanos terão em seu programa algumas modalidades que não são disputadas em Olimpíadas. São os casos de boliche, caratê, beisebol, raquetebol, softbol, patinação, squash e esqui aquático.

Essas modalidades renderam para o Brasil, em Guadalajara 2011, duas medalhas de ouro (Lucélia Carvalho no caratê e Marcel Stürmer na patinação), além de uma prata e sete bronzes.

Além disso, a canoagem slalom e o golfe fazem, ano que vem, suas estreias no programa dos Jogos Pan-Americanos.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem