Fórmula E terá status de Campeonato Mundial a partir da temporada 2020/21

0
Foto: Fórmula E

Federação Internacional de Automobilismo reconhecerá oficialmente a Fórmula E como um campeonato mundial da FIA a partir do início da temporada 2020/21

A Fórmula E recebeu oficialmente o status de Campeonato Mundial da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, após uma votação na sede da entidade. A principal competição de carros elétricos do planeta terá essa chancela na temporada 7 que será disputada em 2020/21.

A Federação Internacional de Automobilismo, órgão que rege e sanciona as competições da modalidade no mundo, e os membros efetivos do Conselho da FIA (WMSC) concordaram em dar o certificado de Campeonato Mundial da FIA à Fórmula E.

O fundador e presidente da Fórmula E, Alejandro Agag , juntamente com o presidente da FIA, Jean Todt, finalizaram o acordo na sede da entidade máxima do automobilismo, na Praça da Concórdia, em Paris, para confirmar oficialmente o status de Campeonato Mundial para a sétima temporada.

A transição para o nível mais alto da hierarquia de monopostos sancionada pela FIA significa que o grid mais competitivo de equipes e pilotos no automobilismo competirá pelo novo título do ABB FIA Formula E World Championship na próxima temporada.

O anúncio ocorre no melhor momento da Fórmula E, que teve em sua temporada anterior nove vencedores diferentes e um número crescente de audiência. A competição já está em sua sexta temporada, que teve inicio em Diriyah na Arabia Saudita, nos dias 22 e 23 de novembro.

Jean Todt, Presidente da FIA disse: “A criação e o desenvolvimento da Fórmula E tem sido uma grande aventura. Estou orgulhoso de que hoje confirmamos o status de campeonato mundial da FIA. Desde que começamos essa jornada, a Fórmula E sem dúvida ganhou muita força. Em um curto espaço de tempo, a série provou ser relevante para a indústria automotiva, com mais dois grandes fabricantes de automóveis entrando no campeonato no início da temporada atual, elevando o número total para 10. O compromisso e o profissionalismo desses fabricantes e de suas respectivas equipes se refletem na qualidade desde a primeira corrida disputada em Pequim, em 2014. E a cada E-Prix, Fórmula E provou que o conceito de corrida elétrica funciona. Saúdo a Fórmula E como o mais recente Campeonato Mundial da FIA.”

Alejandro Agag, Fundador e Presidente da Fórmula E disse: “Sempre foi nossa ambição um dia conquistar o status de Campeonato Mundial da FIA. Tudo o que fizemos e entregamos até agora foi trabalhando para esse momento específico. Conseguir o feito e receber o status de Campeonato Mundial da FIA adiciona mais credibilidade ao que já é uma fórmula de corrida completa e um produto esportivo espetacular. Este contrato e anúncio realmente colocam a Fórmula E no topo das corridas internacionais de monopostos. Tem sido um tremendo esforço, de muitas pessoas envolvidas e sem elas isso não seria possível, assim como foi importante o apoio do presidente da FIA, Jean Todt, e da federação, além da dedicação e comprometimento demonstrados por nossas equipes e parceiros. Agora podemos dizer que conseguimos. Mas é apenas o começo de um novo capítulo sob a bandeira do Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E.”

CONTATOS

Flávio Perez, gerente de comunicação no Brasil (On Board Sports)
flavio@onboardsports.net | +55 (11) 99949-8035

Katarine Monteiro, assessora de imprensa no Brasil (On Board Sports)
katarine@onboardsports.net | +55 (11) 99217-6407

FIA FORMULA E

Renato Bisignani, Director of Communications
rbi@fiaformulae.com | +44 (0) 7548 093 169

Sam Mallinson, Senior Press Officer
sam@fiaformulae.com | +44 (0) 7745 199 490

Jessica Borrell, Press Officer
jes@fiaformulae.com | +44 (0) 7745 197 055

Formula E Comunicados
media@fiaformulae.com

Sobre a ABB FIA Formula E Championship:
A ABB FIA Formula E Championship é a categoria mais equilibrada e mais competitiva do automobilismo, com corridas elétricas imprevisíveis e emocionantes no centro das cidades mais emblemáticas do mundo. A Fórmula E é a série que mais cresce no automobilismo e possui a melhor safra de pilotos e fabricantes renomados lutam por pontos, posição e vitórias.

A Fórmula E é mais do que apenas uma corrida na pista, é também um campo para testes e uma plataforma com um objetivo maior – testar novas tecnologias, impulsionar o desenvolvimento da linha de produção e colocar mais carros elétricos na estrada. Usando o espetáculo do esporte, a ABB FIA Formula E Championship está enviando uma mensagem poderosa e significativa para ajudar a alterar as percepções e acelerar a mudança para o elétrico, em uma tentativa de combater a crise climática, bem como enfrentar os efeitos devastadores da poluição do ar. www.FIAFormulaE.com

Siga a ABB FIA Formula E Championship no Facebook, Instagram, Twitter e no YouTube. @FIAFormulaE #ABBFormulaE

Sobre a ABB:
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais, com quatro áreas globais focadas no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, tudo suportada por sua plataforma digital comum ABB Ability ™. O negócio de Power Grids, líder de mercado da ABB, será levado para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com