Extra RJ faz matéria com Matheus Gonche

0

Jogos Estudantis do Rio 2014: Segunda etapa de competições terá atleta com experiência internacional

 Os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro 2014 já estão em sua segunda etapa de competições. De hoje até domingo, são esperados 2.577 jovens para as disputas de atletismo, natação, xadrez, basquete, vôlei, futsal, handebol e tênis de mesa. Desse total de participantes, um pode se orgulhar de, aos 15 anos, já ter competido internacionalmente. Neste sábado de manhã, no clube Mourisco, em Botafogo, o nadador Matheus Gonche, do Colégio Dom Bosco, de Resende, no sul do Estado, cairá na piscina com a experiência de quem já se sagrou campeão sul-americano estudantil no ano passado, na Argentina.

– Matheus vai participar pela primeira da categoria B, pois completou 15 anos em janeiro. Em 2013, foi campeão brasileiro estudantil nas provas de 400 m livre, 100 m borboleta e 50 m borboleta, esta última com recorde de campeonato. Estes resultados lhe deram a oportunidade de participar dos Jogos Sul-americanos Escolares. Eu o acompanho desde o inicio de sua carreira e acredito muito que em breve ele poderá representar o Brasil em competições mais fortes – disse o técnico Marcelo Silva, que vislumbra a participação de Matheus nos Jogos Olímpicos de 2016, também no Rio.

Outra aposta do treinador é Maria Luisa Pesanha, de 14 anos, do colégio Santa Mônica, da Freguesia, na Zona Oeste. Conhecida como Malu, a jovem já começa a ganhar espaço no cenário nacional.
– A gente brinca que é uma criança que nada como gente grande. Mesmo com a pouca idade, já é a quarta atleta do país nos 100 m costas. Além disso, também é muito forte nas provas de 200 m costas e 200 e 400 m medley. Eu acredito muito nessa menina também – frisou Marcelo.

Das modalidades que serão realizadas nestes próximos três dias, a natação, o xadrez e o tênis de mesa terão competidores das categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). Já os demais esportes, terão provas apenas com atletas do grupo mais jovem.

Leia na íntegra ->  http://goo.gl/h1ZWgx