Espaço dos Campeões do Lance! Thiago Pereira escreve sobre o Maria Lenk 2015

0

Maria Lenk: a competição que define as Seleções

Por Thiago Pereira

 Muitas pessoas vêm me questionando sobre as provas que eu vou nadar nos Jogos Pan Americanos e no Mundial e qual o critério utilizado para formar a Seleção Brasileira nas competições. Pensando nisso resolvi contar para os leitores do Lance um pouco sobre esse tema. Nesse ano, como muitos já sabem, essas duas grandes competições vão movimentar o mundo da natação. O que poucos sabem é que antes delas uma competição nacional será fundamental para definir quem irá representar nosso país perante o mundo.

Dos dias 6 a 11 de abril,  na piscina do Fluminense, no Rio de Janeiro, acontece o Maria Lenk, competição em que a nossa seleção será definitivamente formada. Isso porque até o momento algumas competições já foram seletivas, porém sendo esta a última oportunidade, agora é tudo ou nada.

A Federação organizadora do evento estabelece índices (tempos) que devem ser alcançados pelos nadadores nas suas provas e, entre os que alcançarem o índice estabelecido, são selecionados os dois atletas com os melhores tempos das seletivas da temporada. Vale dizer também que cada nadador somente pode nadar quatro provas individuais oficialmente, o que complica um pouco minha situação por querer me classificar para várias provas nos Jogos Pan Americanos, já que meu objetivo é bater o recorde de medalhas na história da competição.

Eu por enquanto estou classificado para as provas de 200 medley, 100 borboleta e revezamento 4x200m e pelo limite de provas estabelecido vou optar por provas que ainda não tenho o índice e buscar minha vaga nestas também.

Confesso que já vi de tudo um pouco: provas com vários atletas com índice, provas que nenhum alcançou o tempo estabelecido, provas em que dois atletas empatam com o segundo melhor tempo, prova que um nadador começa classificado com o melhor tempo (por um resultado em alguma outra seletiva) e termina a competição fora da seleção.

Sabendo que tudo pode acontecer e que nossa Seleção Brasileira de Natação será formada nessa competição, convido a todos os leitores para irem lá participar dessa experiência, torcer por mim, pelos meus colegas e, acima de tudo, pelo nosso país! #vaithiago #vaiBrasil.