Escolinha de Triathlon pronta para o retorno às atividades

0

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões está com a casa pronta para receber os alunos na volta às atividades presenciais.

O projeto paranaense encerrou nesta terça-feira (01/09) o 1º Curso de Capacitação de Professores, voltado para o aprimoramento dos treinadores e organização dos novos núcleos criados em Curitiba.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do Tenente Coronel Edmar Loiri Cordeiro, comandante do 27º Batalhão Logístico, onde foi feito o curso.

Também estiveram presentes o presidente da Federação Paranaense de Triathlon, João Alberto Mazorca, o presidente da Triativa Eventos, Luiz Iran Guimarães, e o coordenador da Escolinha de Triathlon, Ricardo Júnior Cardoso, além de todos os professores do projeto.

O curso, com 55 horas de duração entre 4 e 21 de agosto, foi montado seguindo modelos da Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) e da Federação Internacional de Triathlon (ITU), somados à experiência de cinco anos da Escolinha de Triathlon como referência na formação das categorias de base do esporte no Paraná.

“Tenho certeza de que deixamos um legado de professores para o esporte triathlon”, avaliou Ricardo Júnior Cardoso.

“Agora estamos todos prontos para a retomada das atividades, tanto no aspecto de treinamento como nos dos protocolos exigidos. Estamos com a equipe formada, materiais esportivos todos adquiridos e aguardando a autorização das autoridades estaduais e municipais para o retorno das aulas presenciais.”

Novos núcleos da Escolinha de Triathlon preparados

O curso também ajudou a preparar os três novos núcleos da Escolinha abertos em Curitiba, com o intercâmbio entre toda a equipe de coordenadores, professores e estagiários e a padronização de técnicas de ensino. Cada um dos três novos núcleos, em Boa Vista, Santa Felicidade e Cajuru, atenderá 40 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, que poderão ter contato com o esporte de maneira profissional e gratuita.

“Foram dias de muita reflexão, interação e aprendizagem. Com isso, a equipe ficou muito mais cooperativa, instruída e direcionada com os planos do projeto”, afirmou o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.

Aulas online

Para enfrentar o desafio do período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 e manter o condicionamento físico da garotada, os professores passaram a transmitir as aulas diariamente em vídeo, a partir de maio. Os treinos, passados de segunda a sexta-feira, visam desenvolver o sistema cardiorrespiratório, as capacidades físicas de força e resistência. A distribuição das aulas é feita por e-mail e no canal da Escolinha de Triathlon no Youtube.

A novidade, agora, são os treinos ao vivo. O novo formato será testado no Instagram da Escolinha de Triathlon a partir desta quarta-feira (2). Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, o treino será de bike indoor. Às terças e quintas-feiras, os alunos terão exercícios funcionais de natação e corrida. A ideia é aproximar ainda mais os professores e os alunos, até o retorno das aulas presenciais.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, atende mais de 320 crianças e adolescentes atendidos em sete núcleos na capital paranaense.

A primeira unidade, pioneira na formação de triatletas, fica na Colégio da Polícia Militar e contempla mais de 80 alunos. Os outros núcleos estão nos bairros de Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O objetivo é inserir os jovens em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Grupo Astra, Rede Condor, Booking.com, Uninter, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♀️  Juliana Leite
📧   juliana@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱   +55 11 99119-8185
🔛   www.onboardsports.net