Fórmula E: ePrix de Santiago promete ser um dos mais quentes da história

0
Foto: Venturi Formula E Team

Termômetros na capital chilena devem atingir 38 graus neste sábado durante a terceira etapa da ABB Fórmula E.

O Antofagasta Minerals Santiago ePrix será disputado neste sábado (26) com previsão de 38 graus.

As condições climáticas na capital do Chile devem mudar as estratégias das equipes para a terceira prova da temporada 2018/19 da ABB Fórmula E.

A etapa, que terá transmissão do Fox Sports 2, terá largada prevista para 17h05 (Horário de Brasília).

O forte calor não é comum na categoria dos carros elétricos. Os pilotos precisam ter um equilíbrio para evitar uma sobrecarga de energia na bateria.

“Por ser um circuito que tem uma parte com asfalto e outra com concreto, a alta temperatura será um fator importante aqui em Santiago. Hoje não está tão quente, mas a previsão amanhã é de 37 ou 38 graus, isso mudará muita coisa“, disse o brasileiro Felipe Massa.

Confira a entrevista com Felipe Massa no vídeo abaixo:

A prova será disputada no Parque O’Higgins. Serão 14 curvas em um circuito com 2.348km.

“Nessa corrida, por causa do calor, temos que achar a maneira certa para não ter risco de atingir a temperatura máxima. Cada equipe terá de achar a melhor forma”, explicou Nelson Piquet Jr.

O também brasileiro Lucas Di Grassi disse que a pista do ano passado em Santiago é bem diferente da atual.

“Em 2018 era mais técnica, com bastante curva e vários tipos de asfalto. Agora é mais larga, um pouco diferente! Mas o que vai definir será o calor, que faz diferença no setup dos carros, incluindo pneus e bateria.”

Acostumado com a Stock Car, categoria de turismo mais importante do Brasil, Lucas Di Grassi espera se adaptar bem às altas temperaturas

“Na Stock as temperaturas chegam a 65 graus. Mas na F-E é diferente de um carro de turismo, pois o piloto fica fechado dentro do carro”, completou o piloto da Audi Sport ABT Schaeffler.

Em 2018, a prova foi vencida pelo francês Jean Eric Vergne. O piloto travou uma batalha acirrada com seu companheiro de equipe, o alemão André Lotterer.

“Foi um momento bom ter vencido aqui, com apoio dos fãs. Agora é passado. Vamos buscar a vitória novamente.”, comentou o piloto francês, que é o atual campeão da ABB Fórmula E.