Samir Barel encerra temporada de ultramaratonas aquáticas na charmosa Travessia Capri-Nápoles

A temporada 2015 foi mais do que especial para Samir Barel. Além de disputar três etapas do tradicional Grand Prix de Maratona Aquática da Fina, que conta com as travessias acima de 10km mais prestigiadas da modalidade, o brasileiro superou o temido desafio do Canal da Mancha, os 34 quilômetros mais tensos e difíceis das águas abertas. Ainda assim, o atleta de 32 anos encontrou forças para concluir pela segunda vez a Travessia Capri-Napóles, charmosa travessia de 36km na costa sul italiana, realizada neste domingo (6).

“Apesar da longa distância e do mar com muitas ondulações, foi uma prova tranquila. Consegui me manter no primeiro pelotão por cerca de três horas e quando ele se dispersou acabei acompanhando a espanhola Esther Nuñes, campeã do circuito em 2007 e 2012, finalizando a prova em 6h43min. Essa foi a última prova longa da temporada, algumas travessias mais curtas até o fim do ano farei, e estou muito feliz por ter cumprido mais esse objetivo”, contou o atleta, que atingiu a incrível marca de 150km nadados em provas de alto nível na temporada.

“Chegar até aqui não é nada fácil, requer muito planejamento, sacrifícios, determinação, mas espero que com isso tenha motivado cada vez mais pessoas a descobrirem os benefícios do esporte e da maratona aquática, consequentemente inspirando todos à saírem da sua zona de conforto e buscarem atingir seus sonhos. Saber que estou ajudando alguém a superar seus limites, assim como eu supero os meus, é minha principal satisfação e motivação ao cair na água”, ressalta.

Samir Barel, aliás, irá para a Espanha nos próximos dias, onde encontrará um grupo de alunos para qual ministra treinos e pretende realizar junto com eles a VIII Maratona Cadaqués, prova de 6,5km marcada para o dia 19 de setembro.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. Em 2013, concluiu a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e na temporada seguinte foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos. Em agosto de 2015, o brasileiro conseguiu superar a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”, devido as muitas dificuldades encontradas no percurso de 34k.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem