Educação no trânsito é uma das preocupações da Escolinha de Triathlon Formando Campeões

0
Maio amarelo

No maio amarelo, mês internacional de conscientização sobre a segurança viária, projeto paranaense mostra como reduzir chances de incidentes com ciclistas.

A educação e a responsabilidade social são alguns dos pilares da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto paranaense é referência nacional no desenvolvimento das categorias de base da modalidade. Assim, um dos temas recorrentes com os alunos é a conscientização sobre os cuidados no trânsito, nos treinos de bike. Cuidado reforçado durante o Maio Amarelo, mês internacional de conscientização sobre a segurança viária.

O coordenador Ricardo Júnior Cardoso destaca que essa conscientização é fundamental dentro de um projeto voltado para crianças e adolescentes. Por isso, diálogo no Colégio da Polícia Militar do Paraná inclui lições sobre respeito a motoristas e pedestres.

“Utilizamos nos treinamentos as posições em que os alunos devem permanecer na rua. Também ensinamos os sinais que eles devem fazer para os deslocamentos e a forma de pilotar a bike. Principalmente com uma direção defensiva”, explica Ricardo.

Além dos treinos no colégio e no velódromo ao lado do Jardim Botânico, os jovens talentos do projeto também pedalam em ruas e estradas. A regra, para esses treinos, é buscar locais com menor movimento de carros.

“Hoje em dia o tráfego de veículos em Curitiba é bem maior do que antigamente. Nós sempre damos preferência para estradas mais tranquilas fora das BR, estradas rurais, e saímos em grupos maiores com sinalizadores nas bikes para melhorar a visualização”, aponta o coordenador. “E sempre respeitamos os veículos para sermos respeitados também.”

Dicas de segurança no trânsito

Pedalando desde os 4 anos e entusiasta da bicicleta, Ricardo Júnior Cardoso defende que é um veículo de suma importância para o trânsito. Além de ajudar na locomoção de uma forma mais ecológica, favorece a saúde das pessoas. Assim, o coordenador da Escolinha dá algumas dicas para quem opta pela bike como veículo de locomoção ou como esporte:

“Ande sempre pela direita da pista. Se necessário trocar de pista, realize sinais e troque somente quando tiver certeza de ser seguro. Ademais, use roupas claras e que possam auxiliar na visão dos motoristas A regra, é ser visto. Também é bom usar luzes na bike, principalmente à noite, para alertar ainda mais os motoristas. Respeitar motoristas e pedestres, aliás é de suma importância. Mantenha sua bike sempre em bom estado, com bons freios. E, principalmente, utilize equipamentos de segurança como capacete, entre outros”, enumera.

Saiba mais sobre o Maio Amarelo clicando AQUI.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

 

Saiba mais sobre o projeto:

www.escolinhadetriathlon.com

 

Notícias relacionadas:

Escolinha de Triathlon Formando Campeões brilha no Brasileiro Infantil

Desafio duplo na Escolinha de Triathlon: volta às aulas e estreia no esporte