Edênia Garcia escreve ao Lance! desta quinta-feira (25)

0
Edênia Garcia escreve ao Lance! desta quinta-feira (25).
Edênia Garcia escreve ao Lance! desta quinta-feira (25).

A paratleta Edênia Garcia escreveu ao Jornal O Lance! desta quinta-feira (25) sobre sua expectativa para o Open Internacional, que começa hoje no Centro Paralímpico de Treinamento e Pesquisa em São Paulo.

Em busca dos índices para o ParaPan e Mundial

Oi, pessoal do Lance! Aqui é a Edênia Garcia, paratleta de natação. Este mês de abril iniciaremos a temporada de competições internacionais. Entre os dias 25 e 27, no Centro de Treinamento Paralímpico, aqui em São Paulo, acontecerá o Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação. O Open Loterias Caixa além de ser uma competição tradicional no Brasil, também entrou para serie mundial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

O World Series teve início no mês de fevereiro na cidade de Melbourne, Austrália, seguindo para Indianapolis, USA, no início de abril. A etapa de Indianapolis teve nível altíssimo de qualidade, ao todo foram nove recordes mundiais quebrados, dentre eles, dois do Chinês Lichao Wang, 25 anos, nos 50m costas 34.60 e 50m borboleta 32.92 S5, anteriormente o recorde dos 50m borboleta pertencia ao brasileiro Daniel Dias.

Em São Paulo, Open Internacional, que começa nesta quinta-feira (25) receberá 600 atletas de 20 países, incluindo: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Este ano a competição superou o número de países participantes. No ano passado o número foi de 13 países. Isso mostra um crescimento significativo!

Conhecida como a competição mais forte do calendário brasileiro, os atletas terão a oportunidade de buscar os índices para os campeonatos mundiais que acontecerão este ano. O Campeonato Mundial de Atletismo está programado para ocorrer de 7 a 15 de novembro, em Dubai. Já o da natação, semana passada, o Comitê Paralímpico Internacional anunciou Londres como sede do Mundial, que acontecerá entre 9 e 15 de setembro. Noticia bem recebida entre os atletas, já que os Jogos de Londres 2012 foi um grande sucesso.

Toda a expectativa está voltada para fazer os índices para o ParaPan e para o Mundial. A princípio a expectativa é fazer esses índices e garantir a participação nas duas maiores competições antes da Paralimpíada de Tóquio.

Entre os atletas brasileiros que estarão no Open Internacional, destaque para Joana Neves, nadadora brasileira com maior número de medalhas nos Jogos Rio 2016, já no atletismo, teremos Elizabethe Gomes, atual recordista mundial da sua categoria F 52.

A natação será nos três dias das 9h às 12h e das 17h às 19h. Quero convidar a todos para assistirem e torcerem muito no Open Internacional, que terá entrada gratuita. Quero ver vocês por lá!