Edênia Garcia embarca para seu sexto Campeonato Mundial de Natação Paralímpica

Edênia Garcia já está a caminho para disputa do seu sexto mundial de natação paralímpica. Desta vez o palco será a Cidade do México. A nadadora é a mais experiente entre os 17 atletas da delegação brasileira e está entre as três melhores do mundo na atualidade. A competição tem início no sábado (2) na “Piscina Olímpica Francisco Márquez”.
“Em Atenas 2004 fui a caçula da delegação, com 17 anos. Hoje eu estou em uma nova posição, então vai ser uma experiência diferente para mim. Meu objetivo é me divertir com responsabilidade. Esse Campeonato Mundial tem tudo para ser um dos melhores que já tivemos na natação, minha expectativa é a de nadar o melhor possível para voltar com um resultado bacana para o Brasil”,  diz a nadadora de 30 anos.
Além de lidar com disputas de alto nível, a brasileira, assim como os demais atletas, precisaram vencer as adversidades durante a preparação provocadas pelo adiamento da competição, devido ao forte terremoto que atingiu a região no mês de setembro, data inicial em que estava marcado o evento. “O mais difícil foi a questão do psicológico, porque eu já estava em uma adrenalina muito grande para o Mundial. A gente teve que reprogramar a cabeça, o foco… isso atrapalha um pouquinho, mas fomos bem acompanhados pela equipe do Centro Paralímpico da Seleção Brasileira, e acredito que o mais importante agora é manter o foco”, destacou.

Na última edição do Campeonato Mundial de paranatação, em Glasgow, o Brasil conquistou 23 medalhas (11 de ouro, oito de prata e quatro de bronze). “A expectativa agora é pelo menos manter a colocação ou melhorar ainda mais, já que a equipe que está aqui é muito forte. Tivemos índices e critérios de classificação bem altos comparados com os outros anos”, finaliza Edênia.

As provas terão transmissão ao vivo do Sportv.

 Sobre Edênia Garcia

Edênia nasceu com Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços. A nadadora foi a quatro Jogos Paralímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016) e é a primeira atleta brasileira tricampeã mundial de natação. Especialista nas provas curtas, a atleta tem ainda outras três medalhas olímpicas, duas pratas (50 m costas) e um bronze (50 m livre).

Mais informações sobre a Edênia Garcia no instagram @edeniagarciaoficial

foto: Jonne Roriz

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem